No próximo dia 31 de maio, o Santo Padre Papa Francisco celebrará a missa do Santo Rosário na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, às 18h. A iniciativa do Pontífice tem como objetivo interceder, junto a Nossa Senhora, pela paz na Ucrânia e em todas as outras zonas de conflito do mundo.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A celebração do Santo Rosário marca o fim do mês maio, mês mariano, e é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis n mundo inteiro. Inclusive, a oração do Rosário acontecerá diante diante da estátua sagrada de Regina Pacis (Rainha da Paz) localizada na Basílica. Devem participar desse momento fiéis de diferentes setores da sociedade.
Além deles, meninas e meninos que recentemente receberam sua Primeira Comunhão e Confirmação, escoteiros, famílias ucranianas, membros do Corpo de Gendarmaria do Vaticano e da Pontifícia Guarda Suíça estarão presentes durante o encontro. Haverá ainda fiéis de três paróquias da Diocese de Roma com o nome de Nossa Senhora Rainha da Paz e membros da Cúria Romana.
Papa Francisco também convidou uma família ucraniana, parentes de vítimas de guerra e capelães militares e seu corpo para rezar as dezenas do Rosário nesse momento especial.
Oração pela paz nos santuários de Nossa Senhora
Os santuários marianos internacionais, assim como santuários de nações afetadas pela guerra ou instabilidade política, realizarão os cultos do Santo Rosário simultaneamente e estarão conectados, inclusive, por streaming com a transmissão ao vivo da oração na Basílica Maria Maior.
Entre os santuários internacionais que vão participar do momento, estão o Santuário Internacional de Nossa Senhora de Knock na Irlanda, a Basílica de Guadalupe no México, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes na França, a Catedral de Sayidat al-Najat no Iraque, o Santuário da Mãe de Deus na Ucrânia, Jasna Gora santuário da Madona Negra na Polônia e a Catedral Maria Rainha da Arábia no Bahrein, além de outros.
Leia também | Conheça o histórico do Encontro Mundial das Famílias
Papa Francisco e estátua de Regina Pacis
A oração pela paz será realizada em frente a esta estátua que foi esculpida por Guido Galli, então vice-diretor dos Museus do Vaticano e encomendado pelo Papa Bento XV em 1918, buscando a intercessão da Virgem para acabar com a Primeira Guerra Mundial.
Nessa imagem, Nossa Senhora está com o braço esquerdo levantado sinalizando o fim da guerra enquanto segura o Menino Jesus, que está pronto para deixar cair um ramo de oliveira, símbolo da paz. O pedestal tem flores esculpidas que representam o desabrochar da vida quando a paz retorna. Normalmente, os peregrinos deixam petições manuscritas aos pés da Virgem. O Papa também deve fazer uma oração com sua intenção depois de colocar uma coroa de flores aos pés da imagem.