O dia da Solenidade da Anunciação foi o escolhido pelo Papa Francisco para a consagração da Rússia e Ucrânia à Virgem Maria. O Ato acontecerá no contexto duma Celebração da Penitência, que terá lugar na Basílica de São Pedro às 17h, hora de Roma. O Ato de Consagração está previsto para as 18h30. No Brasil, o horário previsto para início da solenidade às 13h ( Horário de Brasília).
No dia 21 de março, Francisco enviou uma carta aos bispos do mundo convidando a repetir o mesmo ato em suas dioceses. “Convido-o, querido Irmão, a unir-se ao referido Ato, convocando os sacerdotes, os religiosos e os outros fiéis para a oração comunitária nos lugares sagrados, no dia de sexta-feira 25 de março, de modo que o santo Povo de Deus faça, de modo unânime e veemente, subir a súplica à sua Mãe”, escreveu.
Leia também| Oração do Papa na consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria
No Brasil, vários bispos manifestaram sua adesão ao apelo do Papa, incluindo o arcebispo de Fortaleza (CE), Dom José Antonio, e o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.
CNBB se une ao apelo do Papa
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Nunciatura Apostólica marcaram uma Celebração Eucarística para o dia 25 de março, às 7h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, em sintonia com o convite do Papa Francisco. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, presidirá a celebração, que será transmitida ao vivo por diversas emissoras de televisão e pelas redes sociais da CNBB.
Bispos da Ucrânia: Confiamos no Ato de Consagração do Papa
A oração do Papa é em atenção ao apelo dos bispos ucranianos. “Cheios de esperança, rezamos com o mundo inteiro e pedimos orações. Acreditamos na ajuda de Maria, Mãe de Deus”, afirmou à Fundação de direito pontifício Ajuda à Igreja que Sofre, Dom Stanislav Shyrokoradiuk, bispo de Odessa.
“Gostaria de compartilhar com vocês minha alegria pela iniciativa do Papa Francisco de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria”, disse em um vídeo Dom Pavlo Honczaruk de Kharkiv, no leste da Ucrânia.
Com informações de Vatican News