Igreja

Papa consagra hoje Ucrânia e Rússia à Virgem Maria

Bispos do mundo inteiro se unem ao Santo Padre na consagração

comshalom
(Imagem/Vatican News)

O dia da Solenidade da Anunciação foi o escolhido pelo Papa Francisco para a consagração da Rússia e Ucrânia à Virgem Maria. O Ato acontecerá no contexto duma Celebração da Penitência, que terá lugar na Basílica de São Pedro às 17h, hora de Roma. O Ato de Consagração está previsto para as 18h30. No Brasil, o horário previsto para início da solenidade às 13h ( Horário de Brasília).

No dia 21 de março, Francisco enviou uma carta aos bispos do mundo convidando a repetir o mesmo ato em suas dioceses. “Convido-o, querido Irmão, a unir-se ao referido Ato, convocando os sacerdotes, os religiosos e os outros fiéis para a oração comunitária nos lugares sagrados, no dia de sexta-feira 25 de março, de modo que o santo Povo de Deus faça, de modo unânime e veemente, subir a súplica à sua Mãe”, escreveu. 

Leia também| Oração do Papa na consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria

No Brasil, vários bispos manifestaram sua adesão ao apelo do Papa, incluindo o arcebispo de Fortaleza (CE), Dom José Antonio, e o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

CNBB se une ao apelo do Papa

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Nunciatura Apostólica marcaram uma Celebração Eucarística para o dia 25 de março, às 7h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, em sintonia com o convite do Papa Francisco. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, presidirá a celebração, que será transmitida ao vivo por diversas emissoras de televisão e pelas redes sociais da CNBB.

Bispos da Ucrânia: Confiamos no Ato de Consagração do Papa

A oração do Papa é em atenção ao apelo dos bispos ucranianos.  “Cheios de esperança, rezamos com o mundo inteiro e pedimos orações. Acreditamos na ajuda de Maria, Mãe de Deus”, afirmou à Fundação de direito pontifício Ajuda à Igreja que Sofre, Dom Stanislav Shyrokoradiuk, bispo de Odessa.

“Gostaria de compartilhar com vocês minha alegria pela iniciativa do Papa Francisco de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria”, disse em um vídeo Dom Pavlo Honczaruk de Kharkiv, no leste da Ucrânia.

Com informações de Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.