Igreja

Papa escreve aos jovens sobre a ‘senha da felicidade’

Carta foi publicada em jornal italiano por ocasião do lançamento da nova versão do Youcat. Veja estes e outros destaques da Semana do Papa.

comshalom

O Papa Francisco escreveu uma carta aos jovens para estimulá-los a conhecer e estudar o novo Youcat, versão jovem do Catecismo da Igreja Católica. A mensagem, com o título “a senha da felicidade” foi publicada no jornal italiano “La Stampa”. Ainda nesta semana, o Pontífice deu continuidade a série de catequeses sobre vícios e virtudes, refletindo dessa vez sobre a avareza e deu abertura ao ano de oração pelo Jubileu de 2025. Veja estes e outros destaques da Semana do Papa.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Abertura do ano de oração pelo Jubileu 2025

Francisco deu início ao Ano da Oração pelo Jubileu 2025, “um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a necessidade absoluta da oração”. O anúncio do Pontífice foi feito no final do Angelus do domingo, 21 de janeiro. O Papa lembrou aos fiéis que “os próximos meses nos levarão à abertura da Porta Santa, com a qual iniciaremos o Jubileu”. E pediu, “intensifiquem a oração a fim de preparar-nos para viver esse tempo de graça”.

Semana de oração pela unidade dos cristãos

O Papa Francisco presidiu na tarde da quinta-feira, 25, na Basílica de São Paulo fora-dos-muros, a celebração das Segundas Vésperas para a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de janeiro).  Neste ano, a semana teve como tema “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27).

“Não devo perguntar ‘quem é o meu próximo?’, mas ‘eu…faço-me próximo?’ Eu e, depois, a minha comunidade, a minha Igreja, a minha espiritualidade… fazemo-nos próximo? Ou ficamos entrincheirados na defesa dos próprios interesses, ciosos da própria autonomia, fechados no cálculo das próprias vantagens, estabelecendo relações com os outros apenas para daí ganhar qualquer coisa? Se assim fosse, não se trataria apenas de erros estratégicos, mas de infidelidade ao Evangelho”, disse o Pontífice durante a homilia.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Catequese sobre o vício da avareza

Dando continuidade no ciclo de catequeses sobre os vícios e as virtudes, o Papa refletiu na manhã da quarta-feira, 24, sobre a avareza. “A avareza é uma doença do coração, não da carteira”, disse Francisco durante sua reflexão.

O Pontífice lembrou algumas análises que os padres do deserto fizeram sobre este mal: “Eles evidenciaram como a avareza poderia também se apoderar dos monges que, depois de terem renunciado a enormes heranças, na solidão da sua cela se apegaram a objetos de pouco valor: não os emprestavam, não os partilhavam, e muito menos estavam dispostos a distribuí-los, era um apego a pequenas coisas”.

E alertou, “podemos ser senhores dos bens que possuímos, mas muitas vezes acontece o contrário: em última análise, são eles os nossos donos.” “A riqueza em si é um pecado, mas é certamente uma responsabilidade”, completou.

O Santo Padre continuou recordando as palavras de São Paulo. “Deus não é pobre, é o Senhor de tudo. Como escreveu São Paulo: ‘Sendo rico, se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer por sua pobreza” (2 Cor 8,9). E completou: “Isto é o que o avarento não entende. Podia ter sido uma fonte de bênção para muitos, mas em vez disso acabou no beco sem saída da infelicidade”.

E finalizou com um convite a generosidade. “No fim da vida teremos que entregar nosso corpo e nossa alma ao Senhor, e teremos que deixar tudo. Sejamos cuidadosos e generosos: generosos com todos e generosos com aqueles que mais precisam de nós.”

Carta aos jovens: ‘A senha da alegria’

O Papa Francisco publicou uma carta destinada aos jovens no jornal italianoa “La Stampa”. Com o título “a senha da alegria”, o Pontífice escreve que “o amor é a principal razão da existência da Igreja”. “A pessoa que crê é, portanto, sempre alguém apaixonado por Jesus. Assim entendemos a razão pela qual a forma adequada de se tornar cristão é por meio de um encontro”.

A carta é um convite a conhecer e estudar a nova versão do Youcat. “Esta é a doce alegria da evangelização, a alegria de levar ao mundo inteiro o próprio amor por Jesus”. “Bem, este belo livro que vocês têm agora em suas mãos nasce precisamente de tal amor; o amor por Jesus que nós, cristãos, carregamos dentro de nós”, especifica Francisco.

Ao falar da nova versão do Youcat, ele faz o convite: “leiam este livro com confiança. Na verdade, ouso dizer: amem este livro, porque ele é fruto do amor”. “Nunca percam a conexão com ele, caso contrário perderemos a conexão com nossa história pessoal e com a história de toda a humanidade”, pediu o Papa se referindo ao Youcat.

Papa envia mensagem à idosa de 107 anos que o encontrou na JMJ

Francisco: o que dá sentido ao apostolado é a oração

O Papa Francisco teve uma audiência privada com a delegação responsável pela “Rede Mundial de Oração do Papa” na sexta-feira, 26 de janeiro. O Pontífice recordou que “no trabalho apostólico de um fiel, de um diácono, de um sacerdote, de uma pessoa consagrada, de um bispo, se bem realizado, sente-se fortemente a necessidade de oração, de intercessão”.

E sublinhou, “a ação por si só, embora apostólica, sem oração, é uma questão de negócios. O que dá sentido ao apostolado é a oração.”

A Rede Mundial de Oração do Papa é uma Obra Pontifícia confiada à Companhia de Jesus, com um Diretor Mundial nomeado pelo Santo Padre. Tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos, a partir de uma relação pessoal com Jesus, e todos os homens e mulheres de boa vontade, para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o Santo Padre expressa nas suas intenções mensais de oração.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.