Formação

Papa Evaristo, um pastor fiel, ousado e criativo

Santo Evaristo foi o quinto Papa a liderar a Igreja Católica no começo do Cristianismo, entre os anos 101 e 107 d. C.

comshalom

Hoje recordamos o testemunho de vida de Santo Evaristo. Esse fiel e santo pastor foi o quarto líder da Igreja, exercendo o ministério Petrino no ano 97, no primeiro século da Igreja. Devido a dificuldade de registros organizacionais, em consequência também das terríveis perseguições de seu tempo, pouco se sabe sobre esse grande pastor. Há, porém, algumas indicações sobre sua vida e testemunho nas obras de Irineu e Eusébio. 

Segundo essas obras, Santo Evaristo era de origem grega e recebeu sua formação preparatória para o ministério sacerdotal em  Antioquia. Evaristo sucedeu ao Papa Clemente no pastoreio mundial da Igreja, serviço esse que desempenhou por nove anos. Ali incentivou o crescimento do rebanho e formação de outros líderes, tanto que ordenou pessoalmente  vários presbíteros, bispos e diáconos.

Atribui-se a ele também as divisões dos setores de pastoreio dos fiéis dentro da diocese. Essas instâncias receberam um nome bem conhecido e popular ainda hoje, as Paróquias. Cada uma delas deveriam estar sob a liderança de um sacerdote com o título de pároco.  

Papa Evaristo morreu no ano 107. Uma tradição muito antiga afirma que teria sido martirizado durante as perseguições impostas por Adriano, imperador da época. Depois, seu corpo teria sido abandonado perto do túmulo do apóstolo Pedro. Ele foi um dos diversos pontífices da Igreja que foram exemplos de santidade, fidelidade a Deus e amor aos fiéis, ovelhas de seu rebanho.

Evaristo destacou-se ainda pelo carinho com que pastoreou as primeiras comunidades cristãs, sendo ele próprio um pastor cheio de zelo, criativo, atento à evangelização e formação de seu rebanho. 

Peçamos a Deus, por intercessão desse pastor fiel e zeloso, que abençoe o Santo Padre, o Papa Francisco, bem como todos os bispos e sacerdotes da Igreja. Que a seu exemplo, não abandonem jamais o santo rebanho do Senhor. 

Santo Evaristo, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.