Igreja

Papa Francisco: A devoção mariana é um dos principais instrumentos do Espírito para a santificação das almas

O Pontífice deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o “Espírito e a Esposa” e meditou sobre a importância de Maria

comshalom
Foto: Vatican News

Na quarta-feira, 13 de novembro, o Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o “Espírito e a Esposa”, refletindo sobre a devoção mariana. De acordo com ele, de tantos instrumentos que o Espírito Santo se utiliza para a santificação das almas, a devoção à Virgem Maria possui lugar de destaque.    

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp          

“Na tradição católica existe este lema, este ditado: “Ad Iesum per Mariam”, isto é, “a Jesus por meio de Maria”. Nossa Senhora mostra-nos Jesus. Ela abre-nos as portas, sempre! Nossa Senhora é a mãe que nos conduz pela mão até Jesus. Nossa Senhora nunca se indica a si mesma, Nossa Senhora indica Jesus. E esta é a piedade mariana: a Jesus pelas mãos de Nossa Senhora”, explicou.

O essencial 

Ainda segundo Francisco, Maria é aquela que ensina o essencial para a nossa santificação, ou seja, dizer sim ao Senhor.

“No meio da profusão interminável de palavras ditas e escritas sobre Deus, sobre a Igreja e sobre a santidade (que pouquíssimos, ou ninguém consegue ler e compreender na íntegra), ela sugere-nos apenas duas palavras que todos, até os mais simples, podem pronunciar em qualquer ocasião: “Eis-me” e “fiat”. Maria é aquela que disse “sim” ao Senhor e, com o seu exemplo e a sua intercessão, nos impele a dizer também o nosso “sim” a Ele, todas as vezes que nos encontramos diante de uma obediência a cumprir ou uma provação a superar”.

E finalizou, aconselhando: “aprendamos com ela a ser dóceis às inspirações do Espírito, sobretudo quando Ele sugere que nos “levantemos apressadamente” para ir ajudar alguém que precisa de nós, como ela fez imediatamente depois que o anjo a deixou (cf. Lc 1, 39)”.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.