Igreja

Papa Francisco: “A educação católica é uma forma de evangelização”

O Pontífice retomou a série de catequeses sobre o zelo apostólico, após uma pausa para se recuperar de um procedimento cirúrgico.

comshalom
Foto: Vatican News

O Papa Francisco retomou na última quarta-feira, 28 de junho, a série de catequeses sobre o zelo pela evangelização. Francisco tinha feito uma pausa nas formações devido a um procedimento cirúrgico que foi submetido. Também nesta semana, o Pontífice se reuniu com o Conselho de Cardeais para discutir os próximos passos do caminho sinodal. Outro destaque da semana do Papa foi a reflexão para o dia de São Pedro e São Paulo. Confira a seguir alguns destaques da Semana do Papa.

Leia também| A  40 dias da JMJ, Francisco afirma aos jovens: “Vou estar com vocês”

‘A educação católica é uma forma de evangelização’

O Papa realizou na última quarta-feira na Praça São Pedro sua última Audiência Geral antes da pausa de verão. A Audiência foi também a primeira desde a sua operação no intestino. Continuando a série de formações sobre o zelo apostólico, Francisco apresentou a figura de Santa Mary Mackillop, fundadora das Irmãs de São José do Sagrado Coração, que dedicou sua vida à formação intelectual e religiosa dos pobres da zona rural.

Lendo sabiamente os sinais dos tempos, deu-se conta de que a melhor maneira de o fazer era através da educação dos jovens, consciente de que a educação católica é uma forma de evangelização. É uma grande forma de evangelização!”, disse Francisco.  

Meditando ainda sobre o papel da educação católica na evangelização, Francisco disse: “Mary MacKillop estava convencida de que o objetivo da educação é o desenvolvimento integral da pessoa, quer como indivíduo, quer como membro da comunidade; e que isto requer sabedoria, paciência e caridade da parte de cada professor”.

E completou: “Com efeito, a educação não consiste em encher a cabeça de ideias: não, não é só isso! Em que consiste a educação? Em acompanhar e encorajar os alunos ao longo do caminho do crescimento humano e espiritual, mostrando-lhes como a amizade com Jesus Ressuscitado dilata o coração, tornando a vida mais humana”.

Reunião com o Conselho de Cardeais

O Papa Francisco se reuniu com o Conselho de Cardeais nos dias 26 e 27 de junho. Na pauta, discussão sobre o conflito em curso na Europa Oriental e sobre o futuro da Igreja, incluindo a Assembleia Sinodal de outubro próximo. Entre os assuntos também os resultados da Plenária da Comissão para a Proteção de Menores e a implementação da Praedicate evangelium. O próximo encontro está agendado para dezembro.

Compõem o Conselho os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia. O secretário é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima.

Solenidade dos Santos Pedro e Paulo

Em sua homilia por ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo, Francisco se inspirou na pergunta que Jesus dirige aos discípulos, contida no Evangelho de Mateus: “Vós, quem dizeis que Eu sou?” (Mt 16, 15). Para o Pontífice, esta é a pergunta fundamental, a mais importante: Quem é Jesus para mim?

Seguimento e anúncio foram as duas palavras ressaltadas pelo Papa na homilia. De acordo com ele, os dois apóstolos responderam a esta pergunta de modo diferente. Para Francisco, a resposta de Pedro poderia se resumir em uma palavra: seguimento. Já a resposta de Paulo se resume na palavra anúncio. “Ai de mim se eu não evangelizar”.

Francisco exortou os fiéis a se inspirarem nos apóstolos Pedro e Paulo para crescer como Igreja do seguimento, como Igreja humilde que nunca dá por terminada a busca do Senhor, tornando-se simultaneamente uma Igreja aberta.

Com inf. Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.