Igreja

Papa Francisco: ‘A ira destrói relações humanas’

O Pontífice deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre vícios e virtudes e dedicou a reflexão desta semana à ira.

comshalom
FOTO: VATICAN NEWS

O Papa Francisco dedicou sua catequese da última quarta-feira, 31 de janeiro, a uma reflexão sobre o vício da ira. Ainda nesta semana, a Santa Sé divulgou a mensagem do Pontífice para a Quaresma 2024 e as intenções dele para o mês de fevereiro. Veja estes e outros destaques da Semana do Papa.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Papa cria Centro Laudato Si

No dia 2 de fevereiro, o Santo Padre instituiu o Centro de Alta Formação Laudato si’ (CeAF-LS), um organismo científico, educativo e social encarregado de oferecer uma formação integral da pessoa de acordo com os princípios da Encíclica Laudato si’.

O projeto abrange os 55 hectares de área extraterritorial em Castel Gandolfo, divididos em 35 hectares de belos jardins e 20 hectares de terras agrícolas e pecuárias, estufas e edifícios de serviço. A implementação desse primeiro projeto está planejada em duas fases principais. A primeira fase diz respeito à área de jardins e a segunda à área agrícola e pecuária. Nesse cenário privilegiado, uma série de atividades de treinamento será lançada em breve, e todas elas podem ser atribuídas ao título de educação para a ecologia integral.

Leia também | Papa Francisco nomeia Dom Joel Portella Amado como novo bispo da Diocese de Petrópolis (RJ)

Catequese sobre vícios e virtudes: a ira

O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre “Vícios e Virtudes” na Audiência Geral da quarta-feira, 31 de janeiro. Segundo o Papa, a ira “é um vício particularmente obscuro e talvez o mais simples de identificar do ponto de vista físico”.

Em sua reflexão, o Pontífice explicou que “a pessoa dominada pela ira tem dificuldade em esconder esse ímpeto: reconhece-se pelos movimentos do seu corpo, pela agressão, pela respiração difícil, pelo olhar sombrio e carrancudo”.

De acordo com o Pontífice, a ira é um pecado que destrói as relações humanas. “Há homens que reprimem a ira no local de trabalho, parecendo calmos e controlados, porém, uma vez em casa, tornam-se insuportáveis para a esposa e os filhos.”

Para neutralizar a ira, é necessário o perdão. “O que neutraliza a ira é a benevolência, a generosidade, a mansidão, a paciência.”

E concluiu, “existe uma santa indignação, que não é ira, mas é um movimento interior, uma santa indignação. Jesus a encontrou várias vezes na sua vida: nunca respondeu ao mal com o mal, mas na sua alma sentiu este sentimento e, no caso dos cambistas do Templo, realizou uma ação forte e profética, ditada não pela ira, mas pelo zelo pela casa do Senhor. É preciso distinguir bem, o zelo, a santa indignação, é uma coisa, a ira, que é ruim, é outra coisa. Cabe a nós, com a ajuda do Espírito Santo, encontrar a medida certa das paixões. Educá-las para que se tornem boas”.

Intenções do Papa para fevereiro

 

 

Mensagem do Papa para a Quaresma

Ainda nesta semana, a Santa Sé divulgou a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024. Com o tema “através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade”, a mensagem parte do decálogo para a reflexão.

Leia o texto na íntegra aqui.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.