O Papa Francisco anunciou a preparação para o Jubileu 2025 com o lema “Peregrinos de esperança”. Francisco recordou que a Igreja vive os jubileus como “um dom especial de graça, caraterizado pelo perdão dos pecados e, em particular, pela indulgência, expressão plena da misericórdia de Deus”.
Em sua mensagem direcionada ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Rino Fisichella, Francisco pediu que os fiéis se preparem para as celebrações do Jubileu como um caminho de conversão pessoal. “Agora aproxima-se a meta dos primeiros vinte e cinco anos do século XXI, e somos chamados a realizar uma preparação que permita ao povo cristão viver o Ano Santo em todo o seu significado pastoral”.
Sinfonia de oração
Nesse sentido, o pontífice pediu ainda atenção especial ao cuidado com a casa comum. “desde já me alegra pensar que se poderá dedicar o ano anterior ao evento jubilar, o 2024, a uma grande «sinfonia» de oração. Oração, em primeiro lugar, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, escutá-Lo e adorá-Lo”.
“Oração, depois, para agradecer a Deus tantos dons do seu amor por nós e louvar a sua obra na criação, que a todos compromete no respeito e numa ação concreta e responsável em prol da sua salvaguarda. Oração, ainda, como voz de «um só coração e uma só alma» (cf. At 4, 32), que se traduz na solidariedade e partilha do pão quotidiano”.
“Oração, além disso, que permita a cada homem e mulher deste mundo dirigir-se ao único Deus, para lhe expressar tudo o que traz no segredo do coração. E oração como via mestra para a santidade, que leva a viver a contemplação inclusive no meio da ação”, finalizou.