Neste domingo (12), Papa Francisco celebrou o Angelus, como de costume, na Praça São Pedro. Contudo, antes de ouvir o Pontífice, os fiéis rezaram o Rosário em uma iniciativa promovida pela Pontifícia Comissão para a América Latina. Entre os participantes desse momento especial, estavam representantes do México que peregrinaram até Roma para celebrar a festa de Nossa Senhora de Guadalupe com o Santo Padre.
Na ocasião, Francisco disse:
“Saúdo calorosamente as comunidades de todo o continente americano e das Filipinas. Quantas bandeiras de países americanos que se reuniram aqui na Praça São Pedro para rezar o Rosário em honra à Virgem de Guadalupe e para se consagrar a ela. Felicito-os! Felicito vocês que com este gesto se uniram àqueles que desde o Alasca até a Patagônia festejam Santa Maria de Guadalupe, Mãe do verdadeiro Deus pelo qual se vive, cada 12 de dezembro.”
Segundo o Papa, a Virgem de Guadalupe e São Juan Diego ensina sempre a caminhar juntos, das periferias ao centro, em comunhão com os sucessores dos Apóstolos, que são os bispos, para ser Boa Nova a todos. Foi ainda nesse momento que ele anunciou a preparação para o jubileu do ano 2031 e do ano 2033.
“Estou feliz porque, com atos de fé e testemunho público como o que vocês realizaram hoje, começamos a nos preparar para o Jubileu Guadalupano de 2031 e o Jubileu da Redenção de 2033 – devemos olhar sempre em frente frente. Todos juntos: ¡Viva la Virgen de Guadalupe!” ressaltou Francisco.
Em 2031, quando acontecerá o Jubileu de Guadalupe, serão celebrados os 500 anos da aparição da Virgem Maria no México.