No último dia da visita apostólica em Bahrein, país localizado no Oriente Médio, o Papa Francisco recordou o chamado do clero, dos religiosos e dos catequistas a testemunhar a alegria de Deus para o mundo. O Santo Padre participou de um encontro em que rezou o Angelus com os bispos, sacerdotes, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na Igreja do Sagrado Coração, em Manama. No encontro, o Papa Francisco apresentou o Espírito Santo como fonte de três graças.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Em sua fala, o Pontífice destacou que o Espírito Santo é uma fonte de alegria. Ele lembrou ainda que o Espírito é quem fica ao nosso lado; ele é o Consolador; ele nos eleva com sua presença suave, mas útil, caminha conosco em amor e nos apoia nas provações e nos problemas.
“A você, que descobriu esta alegria e a vive em comunidade, gostaria de dizer: preserve-a ainda mais, multiplique-a. E sabe qual é a melhor maneira? Dando-a”, explicou o Papa.
O Santo Padre ainda ressaltou que o Espírito Santo é a fonte da unidade.
“Todos os que recebem o amor do Pai e são feitos seus filhos e filhas e, se filhos de Deus, também irmãos e irmãs uns dos outros […] Ele derruba as barreiras da desconfiança e do ódio para criar espaço para a aceitação e o diálogo. Ele nos liberta do medo e infunde a coragem de sair e encontrar os outros com a força da misericórdia”.
O Papa exortou também os participantes do encontro a serem guardiões e construtores da unidade para viver em fraternidade entre os fiéis.
Por fim, Francisco afirmou que o Espírito é uma fonte de profecia. Ele enfatizou que os profetas têm uma iluminação interior do Espírito Santo que os capacita a serem intérpretes sábios da realidade e a revelar a presença de Deus ao povo, mesmo quando suas palavras são duras para denunciar o mal, expor mentiras e exortar ao arrependimento.
“Nós também temos esta vocação profética. Todos os que são batizados receberam o Espírito, e assim se tornaram profetas”.
Leia também | Em meio à tempestade, jovens participam de Santa Missa em Assunção, no Paraguai