Igreja

Papa Francisco celebra hoje 52 anos da ordenação sacerdotal

Apenas quatro dias antes de completar 33 anos de idade, o jesuíta Jorge Mario Bergoglio, foi ordenado sacerdote pelo Arcebispo Emérito do Córdoba (Argentina), Dom Ramón José Castellano.

comshalom

Misericórdia, sonho, sorriso e gratidão: os 52 anos de ordenação sacerdotal que o Papa Francisco completa neste 13 de dezembro têm esses fundamentos. As palavras foram indicadas várias vezes pelo próprio Pontífice como instrumentos para se viver melhor o ministério presbiteral.

Uma vocação que nasceu na juventude, aos 17 anos, durante uma confissão com um sacerdote que o futuro Pontífice nem conhecia. Era 21 de setembro de 1953, memória litúrgica de São Mateus, o publicano convertido, e nesse ato penitencial o jovem Jorge experimentou a misericórdia de Deus. Era também vésperas do terceiro domingo de Advento. Na liturgia da Igreja, este dia é conhecido como Domingo Gaudete ou domingo da alegria, característica que representa para muitos o selo do pontificado de Francisco.

Aflorar da vocação

Segundo o livro “O jesuíta: Conversas com o cardeal Jorge Bergoglio”, Francisco descobriu a vocação ao sacerdócio enquanto estava a caminho para celebrar o Dia da Primavera. Quando passou por uma igreja para se confessar, finalmente acabou sendo inspirado por aquele sacerdote.

Depois da confissão”, disse Francisco em 18 de maio de 2013 na Vigília de Pentecostes na Praça de São Pedro, “senti que algo mudou. Eu não era o mesmo. Tinha ouvido como uma voz, um chamado: estava convencido de que devia ser sacerdote“.

Em outra oportunidade, o Papa contou que, inicialmente, a mãe dele não apoiava a decisão de ser sacerdote, apesar de ser uma católica devota. Entretanto, no momento em que foi ordenado, aceitou o chamado e pediu a bênção ao final da cerimônia.

Nos primeiros anos como sacerdote, Jorge Mario Bergoglio continuou a formação como jesuíta entre 1970 e 1971 na Espanha. Em 22 de abril de 1973, emitiu as profissões perpétuas na Companhia de Jesus.

Quando retornou para a Argentina, serviu como professor na faculdade de teologia de São José, na localidade de San Miguel (nos subúrbios da cidade de Buenos Aires), reitor do Colégio e, aos 36 anos, foi designado Provincial dos jesuítas da Argentina.

Miserando atque eligendo

Olhou para ele com misericórdia e o escolheu“, este é o lema episcopal do Pontífice, um trecho da homilia de São Beda, o Venerável que comenta um episódio evangélico da vocação de São Mateus.

Apenas quatro anos após a ordenação, Francisco realizou a última etapa de formação da Companhia, conhecida como Terceira Provação. Em 1973, foi incorporado definitivamente na Companhia com a Profissão Solene em que, além dos Conselhos Evangélicos, pronunciou o voto de obediência ao Sumo Pontífice acerca das Missões.

Assim, se nota o sacerdócio de Francisco, um pastor que olha com misericórdia para seu povo, e a estes serve com alegria e ousadia. Vemos um pontífice humilde que roga pela oração dos fiéis e vive o sacerdócio como uma entrega, assim como o Senhor não viveu para si mesmo, não veio para ser servido, mas para servir.

‘Rezem por mim’

No dia em que completa 52 anos de sacerdócio, a Igreja se une para atender ao apelo constante do Papa: “Rezem por mim”. Vamos rezar juntos para que Deus fortaleça a missão do nosso pontífice.

V. Oremos pelo nosso Beatíssimo Papa Francisco.
R. O Senhor o conserve, lhe dê vida e o torne feliz na terra, e não o entregue em poder dos seus inimigos.

Ó Deus, que na vossa Providência quisestes edificar a vossa Igreja sobre São Pedro, chefe dos Apóstolos, fazei que o nosso Papa Francisco, que constituístes sucessor de Pedro, seja para o vosso povo o princípio e o fundamento visível da unidade da fé e da comunhão na caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.