O Papa Francisco encerrou na última quarta-feira, 13 de dezembro, o ciclo de catequeses sobre o zelo apostólico. Em sua meditação, o Pontífice comparou a cura do surdo-mudo do Evangelho com as graças dadas por Deus no Batismo. Ainda nesta semana, o Pontífice celebrou uma Missa em honra a Padroeira da América Latina e divulgou a mensagem para o Dia Mundial da Paz. Confira estes e outros destaques da Semana do Papa.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Virgem de Guadalupe
Na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, 12 de dezembro, o Papa Francisco celebrou a missa em honra a Padroeira da América Latina na Basílica de São Pedro. Em sua homilia, o Pontífice meditou sobre as virtudes que o Senhor enriquece as almas.
“As flores, no misticismo, significam as virtudes que o Senhor infunde no coração, não são obra nossa. O ato de colhê-las nos revela que Deus quer que aceitemos esse dom, que perfumemos nossa frágil realidade com obras de bem, eliminando o ódio e o medo.”
De acordo com o Papa, “esse ‘estar’ da Virgem deve ficar permanentemente impresso nessas pobres roupas, perfumadas por virtudes recolhidas num mundo que parece incapaz de produzi-las. Virtudes que preenchem a nossa pobreza na simplicidade dos pequenos gestos de amor, que iluminam a nossa tilma, sem nos darmos conta, com a imagem de uma Igreja que carrega Cristo no seu seio”.
Celebrar Maria é celebrar a proximidade e a ternura de Deus que vai ao encontro do seu povo, que não nos deixa sozinhos, que nos deu uma Mãe que cuida de nós e nos acompanha. #NossaSenhoradeGuadalupe
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) December 12, 2023
Catequese sobre o zelo apostólico
O Papa Francisco concluiu o ciclo de catequeses sobre o zelo apostólico na Audiência Geral, da quarta-feira, 13. Em sua meditação, Francisco comparou a cura do surdo-mudo do Evangelho com as graças do Batismo.
“Também nós, que recebemos o Efatá do Espírito no Batismo, somos chamados a abrir-nos. “Abre-te”, diz Jesus a cada fiel e à sua Igreja: abre-te porque a mensagem do Evangelho precisa de ser testemunhada e anunciada! E isso faz pensar no comportamento do cristão. O cristão deve ser aberto à Palavra de Deus e ao serviço dos outros. Os cristãos fechados terminam sempre mal, pois não são cristãos, mas ideólogos, ideólogos do fechamento. O cristão deve ser aberto no anúncio da palavra e no acolhimento dos irmãos e irmãos.
Francisco encerrou sua meditação convidando cada um a se perguntar: “Amo realmente o Senhor, a ponto de querer anunciá-lo? Quero ser sua testemunha ou contento-me em ser seu discípulo? Levo a sério as pessoas que encontro, levo-as até Jesus na oração? Desejo fazer algo para que a alegria do Evangelho, que transformou a minha vida, torne a deles mais bonita também?”
Ver essa foto no Instagram
Mensagem para o Dia Mundial da Paz
Foi divulgada, na quinta-feira, 14, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz que será celebrado em 1º de janeiro com o tema “Inteligência Artificial e Paz”.
“A inteligência é expressão da dignidade que nos foi dada pelo Criador, que nos fez à sua imagem e semelhança e nos tornou capazes, através da liberdade e do conhecimento, de responder ao seu amor. Esta qualidade fundamentalmente relacional da inteligência humana manifesta-se de modo particular na ciência e na tecnologia, que são produtos extraordinários do seu potencial criativo”, escreve Francisco na mensagem.
Segundo Francisco, “a imensa expansão da tecnologia deve ser acompanhada por uma adequada formação da responsabilidade pelo seu desenvolvimento. A liberdade e a convivência pacífica ficam ameaçadas, quando os seres humanos cedem à tentação do egoísmo, do interesse próprio, da ânsia de lucro e da sede de poder”.
Ainda de acordo com o Papa, “não se deve permitir que os algoritmos determinem o modo como entendemos os direitos humanos, ponham de lado os valores essenciais da compaixão, da misericórdia e do perdão, ou eliminem a possibilidade de um indivíduo mudar e deixar para trás o passado”.
Leia aqui a mensagem na íntegra
Jesus entrou na história dizendo-nos que o Altíssimo cuida de nós; lembrando-nos que, estar da parte de Deus, significa cuidar de alguém, especialmente dos mais necessitados. #Advento
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) December 15, 2023