Igreja

Papa Francisco: Crisma não deve ser o sacramento da despedida, mas da participação ativa na Igreja

O Pontífice deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o “Espírito e a Esposa”, meditando nesta quarta-feira sobre o sacramento da Crisma

comshalom
Foto: Vatican News

O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o “Espírito e a Esposa”, nesta quarta-feira, 30 de outubro. Meditando sobre o sacramento da Crisma, o Pontífice disse que ele não deve ser o “sacramento da despedida”. “Os jovens o recebem, vão-se embora e depois voltam para o casamento. É o que se diz. Mas devemos fazer dele o sacramento do início de uma participação ativa na vida da Igreja”.

> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Ele lembrou que este sacramento é para cada fiel um novo Pentecostes. “[A Crisma] revigora a incorporação batismal em Cristo e na Igreja, e a consagração à missão profética, real e sacerdotal. Comunica a abundância dos dons do Espírito […]. Portanto, se o batismo é o sacramento do nascimento, o crisma é o sacramento do crescimento. Por isso, é também o sacramento do testemunho, pois está intimamente ligado à maturidade da existência cristã”, disse citando um trecho do Catecismo dos adultos, da Conferência Episcopal Italiana.

Primícias do Espírito

O Pontífice pediu ainda que todos os crismados busquem “gastar” os dons recebidos a partir deste sacramento. “Com a confirmação e a unção, recebemos também, assegura-nos o Apóstolo, o penhor do Espírito, que noutro lugar ele chama «as primícias do Espírito» (Rm 8, 23). Devemos “gastar” este penhor, usufruir destas primícias, não enterrar debaixo os carismas e talentos recebidos”.

E finalizou, “eis uma bela meta para o ano jubilar! Eliminar as cinzas do hábito e do desinteresse tornando-nos, como os portadores da tocha nos Jogos Olímpicos, portadores da chama do Espírito. Que o Espírito nos ajude a dar alguns passos nesta direção!”.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.