O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o tema “O Espírito e a Esposa” nesta quarta-feira, 09 de outubro. Refletindo sobre a descida do Espírito Santo em Pentecostes, o Santo Padre meditou sobre o papel do Espírito Santo na universalidade e na unidade da Igreja.
> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
De acordo com ele, o Espírito Santo “empurra a Igreja para fora” a fim de evangelizar e acolher todos os povos. Porém, o mesmo Espírito reúne em si e consolida a unidade alcançada em meio a diversidade de culturas.
Sinodalidade
O Papa lembrou que o Concílio de Jerusalém (cf. At 15,28) foi um exemplo da unidade alcançada pelo Espírito. O Pontífice explicou ainda que a unidade promovida pelo Espírito é alcançada de maneira sinodal, através de oração, debate e discernimento conjunto. “O Espírito Santo não realiza a unidade da Igreja a partir do exterior; não nos ordena simplesmente que estejamos unidos. Ele próprio é o ‘vínculo de unidade’.”
E concluiu pedindo que todos busquem seguir o exemplo de Pentecostes. “Todos desejamos a unidade, mas ela só pode ser alcançada quando colocamos Deus no centro, e não nós mesmos. A unidade é caminhar juntos em direção a Cristo, e não esperar que os outros venham até onde estamos”.