A semana da 8ª de Páscoa foi marcada por mensagens de esperança e de envio missionário. Em diversas ocasiões, o Papa Francisco ressaltou a alegria pelo anúncio da Ressurreição de Cristo que deve existir também nos corações dos fiéis do tempo de hoje. Confira alguns destaques da Semana do Papa.
Leia também: 10 curiosidades sobre o Domingo da Divina Misericórdia
Mensagem Urbi et Orbi
No Domingo de Páscoa, o Papa Francisco proferiu seus votos de Feliz Páscoa a todos os fiéis em sua mensagem Urbi et Orbi (a Roma e a todo o mundo).
“Alegrem-se a Igreja e o mundo, porque hoje as nossas esperanças já não se quebram contra o muro da morte, mas o Senhor abriu-nos uma ponte para a vida. Sim, irmãos e irmãs! Na Páscoa, mudaram as sortes do mundo, e hoje (dia que coincide com a data mais provável da ressurreição de Cristo) podemos alegrar-nos de celebrar, por pura graça, o dia mais importante e belo da história”.
Francisco também pediu que os fiéis renovem a esperança e o desejo pelo Céu.
“Irmãos, irmãs, voltemos também nós a encontrar o gosto do caminho, aceleremos o pulsar da esperança, saboreemos a beleza do Céu! Tiremos deste Dia as energias para continuar ao encontro do Bem que não desilude. E, se «o maior pecado – como escreveu um antigo Padre – é não acreditar nas energias da Ressurreição» (Santo Isaac de Nínive, Sermões ascéticos, I, 5), hoje acreditemos! «Sim, temos a certeza: verdadeiramente Cristo ressuscitou» (Sequência). Acreditamos em Vós, Senhor Jesus, acreditamos que convosco renasce a esperança, o caminho continua. Vós, Senhor da vida, encorajai os nossos caminhos e repeti, também a nós, como aos discípulos na noite de Páscoa: «A paz esteja convosco» (Jo 20, 19.21)”.
Ver essa foto no Instagram
“Sejamos alegres anunciadores do Evangelho”
Da janela do seu escritório no Palácio Apostólico na segunda-feira, 10 de abril, o Papa Francisco rezou o Regina Coeli e meditou sobre as discípulas que foram as primeiras a testemunhar o Cristo Ressuscitado. Ele lembrou que elas foram motivadas pelo anjo do Senhor a não terem medo de encontrá-Lo e testemunhá-Lo com alegria.
“Poderíamos nos perguntar: por que elas?”, questionou o Pontífice no Regina Coeli. “Por uma razão muito simples, porque são as primeiras a ir ao sepulcro”. “No momento em que vão fazer esse anúncio, Jesus vem ao seu encontro. Observemos bem isto: Jesus as encontra enquanto vão anunciá-Lo. É bonito isto: Jesus as encontra, enquanto vão anunciá-Lo. Quando nós proclamamos o Senhor, o Senhor vem a nós.”
Francisco também questionou os fiéis sobre como temos testemunhado a Cristo.
“Irmãos, irmãs, diante da experiência das mulheres, nos perguntamos: me diz, quando foi a última vez que você testemunhou Jesus? Quando foi a última vez que eu testemunhei Jesus? Hoje, o que eu faço para que as pessoas que encontro recebam a alegria do seu anúncio? E ainda: alguém pode dizer: essa pessoa é serena, é feliz, é boa porque encontrou Jesus? Da cada um de nós, pode-se dizer isso? Peçamos a Nossa Senhora que nos ajude a sermos alegres anunciadores do Evangelho.”
O #EvangelhodeHoje (Mt 28,8-15) nos faz reviver o encontro das mulheres com Jesus ressuscitado na manhã de Páscoa. Jesus as encontra enquanto elas vão anunciá-lo. Isto é bonito: quando nós anunciamos o Senhor, o Senhor vem até nós. #Páscoa
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) April 10, 2023
Catequese sobre evangelização
Na Audiência Geral de quarta-feira, o Santo Padre continuou a série de catequeses sobre a evangelização. Na ocasião, Francisco fez uma reflexão mais profunda sobre o zelo evangélico assim como o Apóstolo dos Gentios o descreve em algumas de suas cartas.
“O zelo evangélico é o apoio no qual se baseia o anúncio, e os anunciadores são um pouco como os pés do corpo de Cristo que é a Igreja. Não há anúncio sem movimento, sem “saída”, sem iniciativa. Isto significa que não há cristão se ele não estiver a caminho, se ele não sair de si para pôr-se a caminho e anunciar. Não há anúncio sem movimento, sem caminhar.”
Segundo o Papa, “não se anuncia o Evangelho parado, fechado em um escritório, na escrivaninha ou no computador, fazendo polêmicas como ‘leões do teclado’ e substituindo a criatividade do anúncio com copiar e colar ideias tiradas daqui e dali. O Evangelho é anunciado movendo-se, caminhando, indo”.
E, finalizou: “Por isso, os exorto a ser evangelizadores que se movem, sem medo, que vão em frente, para levar a beleza de Jesus, para levar a novidade de Jesus que muda tudo. Muda também o coração: você está disposto a deixar que Jesus mude o seu coração? Ou você é um cristão morno, que não se move. Pense bem: você é um entusiasta de Jesus, vai em frente? Pense um pouco”.
-Com inf. Vatican News
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2 –
Banco do Brasil | PIX: comshalom@comshalom.org