Igreja

Papa Francisco nomeia Dom Joel Portella Amado como novo bispo da Diocese de Petrópolis (RJ)

Dom Joel Portella será o sexto bispo da Diocese de Petrópolis. Posse está prevista para dia 09 de março na Catedral São Pedro de Alcântara.

comshalom
Cardeal Orani João Tempesta ao lado de Dom Joel Portella. Foto: Reprodução Vatican News

Tudo para todos em nome do Evangelho” (Omnibus Omnia Propter Evangelium) é o lema episcopal de Dom Joel Portella Amado, novo bispo da Diocese de Petrópolis (RJ). A nomeação do Santo Padre, o Papa Francisco, foi anunciada pelo Núncio Apostólico no Brasil na última quarta-feira, 31 de janeiro. 

Até a nomeação, Dom Joel Portella exercia o cargo de bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao lado do Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo, e também de Bispo Titular de Carmeiano.

Em 2023, na 60ª Assembleia Geral da CNBB, ele eleito Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), missão que exercerá até 2027.

Dom Joel será o sexto bispo da Diocese de Petrópolis que atualmente está sob a administração apostólica de Monsenhor José Maria Pereira desde outubro de 2023, quando o então bispo Dom Gregório Paixão, OSB, foi nomeado a novo arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza (CE). 

A posse de Dom Joel Portella acontecerá dia 09 de março às 08h30 na Catedral São Pedro de Alcântara. 

Trecho da mensagem do Cardeal Orani João Tempesta a Dom Joel Portella:

“A minha palavra para Dom Joel é de gratidão. De nossa parte, agradecendo ao seu precioso trabalho na CNBB e na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro queremos desejar-lhe as melhores bênçãos para assumir, com tenacidade e ardor missionário, a missão de pastorear o Povo de Deus de Petrópolis que lhe confia o Papa Francisco. Temos certeza que Dom Joel será um Bispo verdadeiramente presente nas realidades de Petrópolis, caminhando em suas paróquias e comunidades e fazendo acontecer, junto de seu presbitério o Reino de Deus na serra fluminense! Que São Sebastião o acompanhe e que São Pedro de Alcantara o inspire na nova missão episcopal de Bispo Diocesano de Petrópolis!”

Mensagem de Dom Joel Portella a Diocese de Petrópolis/ RJ

“A cada irmão e irmã da querida
DIOCESE DE PETRÓPOLIS.
Iniciamos hoje um caminhar em comum. Por ele, elevo ação de graças ao Bom Deus, pedindo forças para que eu possa corresponder à missão recebida.
Saudando Mons. José Maria Pereira, administrador diocesano, quero, já agora, abraçar cada pessoa que tem sua vida ligada a alguma região da Diocese de Petrópolis.
Saúdo os jovens e as crianças, os adultos e os idosos, os padres, os diáconos, os seminaristas e a vida consagrada nas suas variadas formas. Abraço desde já os alegres e os tristes, os pobres e os abandonados. Saúdo quem busca e quem constrói a esperança.
Saúdo os irmãos e irmãs que, em diálogo ecumênico e inter-religioso, buscam a paz e por ela trabalham. Saúdo os prefeitos e demais autoridades dos municípios que compõem nossa Diocese.
Se deixei de mencionar alguém, peço desculpas. Tenho todos no coração e sei que, desde agora, sou abraçado por vocês. Teremos muitas ocasiões para que o abraço se torne concreto e esta mensagem se torne presença.
No momento, porém, peço que, desde já, rezem por mim.
E que, pela intercessão da Virgem Maria, Senhora do Divino Amor, de S. Pedro de Alcântara, S. Sebastião e S. João Bosco, este último hoje celebrado, a bênção de Deus venha sobre cada irmão e irmã.
D. Joel Portella Amado
Bispo eleito de Petrópolis”

Biografia e trajetória eclesial

Dom Joel nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 2 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o doutorado em Teologia. Cursou ainda a faculdade de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro.

Em 7 de dezembro de 2016 foi designado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na catedral metropolitana do Rio de Janeiro. Desempenhou, desde, então o serviço de bispo auxiliar da referida arquidiocese.

Como padre, dom Joel desempenhou as funções de: Pároco nas Paróquias Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Vitória (1982 – 1991); Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Vitória (1991 – 2014); Vigário Forâneo, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral. Foi membro do INP – Instituto Nacional de Pastoral (2008 – 2012); Membro da equipe de reflexão teológico-pastoral do CELAM (2014 – 2016); Membro do Cabido Metropolitano e nomeado Capelão de Sua Santidade, pelo Santo Padre Bento XVI. É ainda membro da Academia Luso-Brasileira de Letras. (2014 – 2016); Pároco da Catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro. (2016 – 2016).

Foi professor no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por 30 anos, e membro da Comissão Organizadora de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB 2019-2023.

Atuação na CNBB

Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019, em Aparecida (SP), foi eleito secretário-geral da CNBB, para o quadriênio 2019-2023. Como secretário-geral, dom Joel conduziu a CNBB e garantiu a animação pastoral da Igreja no Brasil no período da pandemia da covid-19, com destaque para a coordenação da Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar”.

Também foi um dos dinamizadores da Animação do Sínodo no Brasil, tendo acolhido, em Brasília (DF), em março de 2023, o encontro do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo, coordenou a Edições CNBB, presidiu o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade e também foi um dos responsáveis por implementar a modernização da gestão na sede e filiais. Na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2023, dom Joel foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB para o quadriênio 2023-2027.

Com infos. Vatican News e Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.