O Papa Francisco foi hospitalizado e passou por uma cirurgia na última semana. Antes, porém, cumpriu com seu compromisso semanal da Audiência Geral com os fiéis na Praça de São Pedro. Na ocasião, o Pontífice rezou diante das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e de seus santos pais Luiz e Zélia Martin. Francisco também declarou que pretende dedicar uma carta apostólica à padroeira das missões neste ano, em que se celebram os 150 anos de seu nascimento.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Audiência Geral dedicada a Santa Teresinha
A Audiência Geral da última quarta-feira, 7 de junho, foi dedicada a Santa Teresinha. Para o compromisso, o Papa recebeu as relíquia da santa e de seus pais, Zélia e Luiz Martin. O Pontífice anunciou que pretende dedicar à santa de Lisieux uma Carta Apostólica por ocasião dos seus 150 anos de nascimento, que se celebram neste ano de 2023.
As relíquias de Teresinha e seus pais chegaram hoje à capital italiana e peregrinarão pelas paróquias de Roma por 10 dias. A iniciativa é intitulada “Os pais rezam pelos filhos” e foi organizada no âmbito do duplo Jubileu pelos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus e nos 100 anos da sua beatificação.
Durante a catequese, o Papa lembrou que Santa Terezinha acompanhava os missionários por carta, com a oração e oferecendo por eles todos os sacrifícios que a vida lhe pedia, mesmo estando enclausurada no Carmelo. “Teresa intercedia pelas missões e as abençoava. Na verdade, não é missionário apenas quem deixa a sua pátria e vai para longe, aprende línguas novas e nelas anuncia a Boa Nova de Jesus; mas toda a pessoa que, no lugar onde vive, serve como instrumento do amor de Deus e tudo faz para que Jesus passe para os outro”.
E enfatizou, “este é o zelo apostólico que, nos recordemos sempre, nunca funciona por proselitismo – nunca – ou por pressão – nunca-, mas por atração: a fé nasce por atração. Ninguém se torna cristão porque forçado por alguém, não, mas porque tocado pelo amor.”
O Papa é um grande devoto da Santa que é a padroeira das missões. No voo de volta de sua viagem ao Brasil em 2013, ao ser interpelado por jornalistas sobre o que carregava na pasta preta que costumava levar nas suas viagens apostólicas, revelou tratar-se de um livro sobre Santa Teresinha.
No 150º aniversário do seu nascimento, peçamos a Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira das missões, a graça de amar Jesus como ela o amou, de lhe oferecer as nossas provações e dores, como ela fez, para que seja conhecido e amado por todos.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) June 7, 2023
Papa passa por uma cirurgia
O Papa Francisco esteve rapidamente no Hospital Policlínico Gemelli na manhã da terça-feira, 6 de junho, para uma avaliação médica. No dia seguinte, após a Audiência Geral, o Pontífice retornou ao hospital para se submeter a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral.
Segundo nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, “a permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa.” O quadro clínico do Papa segue decurso regular do pós-operatório.
Como de costume, Francisco teve gestos de atenção e carinho com as pessoas que o acompanham no hospital. No dia seguinte a cirurgia, o Santo Padre telefonou para a mãe da criança que ele mesmo batizou durante a segunda internação em março passado, por ocasião de uma visita ao departamento de oncologia pediátrica do Gemelli. A mulher tinha ido à Policlínica para mostrar a sua proximidade ao Pontífice hospitalizado e entregar-lhe um cartaz com votos de uma rápida recuperação. E o Papa ficou “impressionado” com seu carinho e telefonou para agradecê-la.
Agradeço do fundo do meu coração as orações e as muitas mensagens de proximidade e afeto que chegaram nesses dias. Rezo por todos, especialmente por aqueles que estão sofrendo. Peço que continuem a rezar por mim.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) June 9, 2023
Com inf. Vatican News