Igreja

Papa Francisco: o anúncio do Evangelho deve ser feito com alegria

O Pontífice continuou a meditação sobre o zelo apostólico, refletindo sobre alguns pontos da Evangelii Gaudium. Veja os principais destaques da Semana do Papa.

comshalom
FOTO: VATICAN NEWS

Nesta semana, o Papa Francisco deu continuidade à série de catequeses sobre zelo apostólico, dessa vez meditando sobre alguns pontos da Evangelii Gaudium. Ainda nesta semana, o Pontífice lançou a mensagem para as Jornadas que serão celebradas em nível diocesano esse ano. Veja estes e outros destaques da Semana do Papa.

LEIA TAMBÉM | Edições Shalom lança “Retiro de Advento 2023”, itinerário de oração para o Natal

Anúncio alegre do Evangelho

Após dedicar algumas semanas a reflexão sobre o testemunho de alguns santos, o Papa Francisco deu continuidade à série de catequeses sobre o zelo apostólico meditando desta vez sobre pontos da Evangelii Gaudium. “O primeiro ponto, que examinamos hoje, só pode dizer respeito à atitude da qual depende a substância do gesto evangelizador: a alegria.”

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

“E qual é o motivo dessa grande alegria? Uma boa notícia, uma surpresa, um belo acontecimento?”, questionou o Pontífice, para então responder: “É muito mais do que isso, é uma Pessoa: Jesus! Ele é o Deus feito homem que nos ama sempre, que deu sua vida por nós e deseja nos conceder a vida eterna! Ele é o nosso Evangelho, a fonte de uma alegria perene!”

Francisco reforçou que não se trata de evangelização o anúncio com base em ideologias. “O Evangelho não é uma ideologia: o Evangelho é um anúncio de alegria. As ideologias são frias, todas elas. O Evangelho tem o calor da alegria. As ideologias não sabem sorrir, o Evangelho é um sorriso, ele faz você sorrir porque toca sua alma com a Boa Nova”.

O Papa lembrou que o anúncio do Evangelho ainda é esperado na atualidade e convidou a todos a renovarem o encontro pessoal com Jesus Cristo.

“Que cada um de nós, neste dia, pare um pouco e pense: Jesus, Tu estás dentro de mim: quero encontrá-Lo todos os dias. Tu és uma Pessoa, não uma ideia; Tu és um companheiro, não um programa. Tu és o Amor que resolve tantos problemas. Tu és o início da evangelização. Tu, Jesus, és a fonte da alegria”, finalizou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Virtudes necessárias à vida consagrada

Em uma audiência privada com as irmãs Educadoras de Notre Dame, reunidas em Roma para o Capítulo Geral da congregação, o Papa Francisco falou sobre duas virtudes importantes da vida consagrada.

“Sem a verdadeira pobreza, não há vida religiosa. A pobreza é a âncora da vida consagrada. E não é apenas uma virtude, não: é a guardiã. Não se esqueçam disso. Esse firme fundamento permitiu que as Irmãs Educadoras de Notre Dame saíssem pelo mundo e testemunhassem o Evangelho, tornando Cristo visível por meio da presença de vocês, cheias de fé, esperança e caridade”, explicou.

A segunda virtude enfatizada pelo Pontífice foi a escuta: “Gostamos de falar o tempo todo, com todo mundo. E não apenas as mulheres, mas todo mundo. Porém é muito difícil aprender a ouvir. O Senhor fala conosco através dos outros também. Ouvir os outros, e não enquanto o outro está falando, pensar: “O que vou responder?”. Não, não. Ouvir, chegar ao coração e depois, se sentir vontade de responder, respondo. Mas a escuta é precisamente uma virtude que devemos cultivar em nossas comunidades, na vida consagrada. Ouvir o Senhor, mas ouvir nossos irmãos e irmãs. Isso é muito importante”. 

Mensagem para a Jornadas diocesanas

Também nesta semana o Pontífice divulgou a mensagem para as Jornadas diocesanas que serão celebradas na Solenidade de Cristo Rei, no dia 26 de novembro. O evento é parte do caminho de preparação para o Jubileu dos Jovens de 2025, em Roma, e traz como tema “Alegres na Esperança” (Rm 12,12).

Saiba mais: Papa pede aos jovens que sejam resposta de alegria e esperança em meio aos dramas da humanidade


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.