A Semana do Papa foi marcada pelo início dos trabalhos do Sínodo. Ainda nesta semana, o Pontífice publicou a Exortação Apostólica Laudate Deum, em continuação a Laudato Si. Também em vista do bom trabalho do Sínodo, o Pontífice divulgou respostas a Dubia de cinco cardeais. Confira abaixo os principais destaques da Semana do Papa.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Papa responde a Dubia de cinco cardeais
Os cardeais Brandmüller, Burke, Sandoval Íñiguez, Sarah e Zen Ze-kiun apresentaram cinco perguntas ao Papa solicitando esclarecimentos sobre algumas questões relacionadas à interpretação da Revelação Divina, à bênção de uniões entre pessoas do mesmo sexo, à sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja, à ordenação sacerdotal de mulheres e ao arrependimento como condição necessária para a absolvição sacramental.
>> Veja aqui as perguntas e as respostas do Papa
Este é o dever primário do #Sínodo: centrar o nosso olhar em Deus, para sermos uma Igreja que olha, com misericórdia, a humanidade. Uma Igreja unida e fraterna, que escuta e dialoga; uma Igreja que abençoa e encoraja, que ajuda quem busca o Senhor.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) October 4, 2023
Papa lança Laudate Deum, em continuação a Laudato Si
O Papa Francisco publicou uma nova Exortação Apostólica no dia 4 de outubro. Com o título de Laudato Deum, o documento é uma continuação a Laudato Si, publicada em 2015.
Em 6 capítulos, o Pontífice pretende fazer um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, porque o mundo “está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura”.
Abertura do Sínodo – o Espírito é o protagonista
Na tarde da quarta-feira, 04 de outubro, na Sala Paulo VI, começou a primeira Congregação Geral da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com a presença do Papa.
O olhar bendizente de Jesus convida-nos a ser uma Igreja que não enfrenta os desafios de hoje com um espírito conflituoso, mas que levanta os olhos para Deus que é comunhão e, maravilhada e humilde, O bendiz e adora, reconhecendo-O como seu único Senhor. #Synod
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) October 5, 2023
“O Sínodo não é um parlamento, é outra coisa; o Sínodo não é uma reunião de amigos para resolver algumas questões atuais ou dar opiniões, é outra coisa. Não esqueçamos, irmãos e irmãs, que o protagonista do Sínodo não somos nós: é o Espírito Santo”, enfatizou Francisco.
Papa alertou ainda sobre as palavras vazias e mundanas: “a tagarelice é contrária ao Espírito Santo e é uma doença muito comum entre nós. Palavras vazias entristecem o Espírito Santo, e se não permitirmos que Ele nos cure dessa enfermidade, será difícil seguir um caminho sinodal adequado. Pelo menos aqui: se você discorda do que um bispo, uma freira ou um leigo estão dizendo, seja franco com eles. Isso é o que significa um Sínodo: falar a verdade, não ter conversas por baixo da mesa.”
Durante seu discurso na abertura da primeira Congregação Geral do Sínodo, o Papa pediu que fosse distribuído uma compilação de textos patrísticos sobre o tema do Espírito Santo.
Com inf. de Vatican News