Igreja

Papa Francisco: ‘O Evangelho deve ser enculturado’

O Pontífice deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o zelo apostólico e pediu atenção à cultura dos povos.

comshalom
Foto: Vatican News

A Semana do Papa foi destacada por fortes apelos à paz e ao socorro às vítimas da guerra. Por diversas vezes, Francisco repetiu o pedido para que se permita a entrada de ajuda humanitária em Gaza e que os reféns sejam libertos. Também nesta semana, o Pontífice deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o zelo apostólico reforçando a necessidade da enculturação em vista da evangelização. Confira a seguir alguns destaques da Semana do Papa.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no Youtube

Catequese sobre o zelo apostólico

Na quarta-feira, 25, o Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre o zelo apostólico. Dessa vez, as figuras apresentadas pelo Pontífice foram os santos Cirilo e Metódio. Ambos de origem grega, renunciaram a carreira política para se tornarem monges enviados como missionários à Grande Morávia, terra de costumes e origem pagã.

“O primeiro empenho de Cirilo e Metódio foi estudar profundamente a cultura daqueles povos e para anunciar o Evangelho e rezar com aquele povo, foi preciso um instrumento próprio, adequado e específico, resultando na criação do alfabeto glagolítico. Nesta língua, Cirilo traduziu a Bíblia e textos litúrgicos. A partir desse ato, as pessoas sentiram que aquela fé cristã já não era mais ‘estrangeira’, mas tornou-se a sua fé, falada na língua materna. Pensem: dois monges gregos que dão um alfabeto aos Eslavos. Foi essa abertura de coração que enraizou o Evangelho entre eles”, explicou.

De acordo com Francisco, o testemunho dos santos mostra que a evangelização necessita de uma inculturação. “A evangelização da cultura e a inculturação mostram que esses pontos estão intimamente ligados. Não se pode pregar um Evangelho de modo abstrato, destilado: o Evangelho deve ser inculturado e também é uma expressão da cultura”.

Papa demonstra preocupação com Guerra no Oriente Médio

O presidente turco Recep Tayyip Erdoğan telefonou para o Papa Francisco na manhã de quinta-feira, 26 de outubro, para discutir a “situação dramática na Terra Santa”.

“O Papa expressou sua tristeza pelo que está acontecendo e reiterou a posição da Santa Sé, esperando que seja possível alcançar uma solução de dois Estados e um estatuto especial para a cidade de Jerusalém”, explicou o  diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.

Apelo pela liberdade dos reféns em Gaza

Francisco reforçou seu apelo pela liberdade dos reféns e pela abertura à ajuda humanitária em Gaza ao final da audiência geral da última quarta-feira, 25 de outubro.

“Sempre penso na grave situação na Palestina, em Israel. Incentivo a libertação dos reféns e a entrada das ajudas humanitárias em Gaza. Continuo a orar por aqueles que sofrem, a esperar por caminhos de paz no Oriente Médio, na atormentada Ucrânia e em outras regiões feridas pela guerra. Lembro a todos que depois de amanhã, sexta-feira, 27 de outubro, viveremos um dia de jejum, oração e penitência. Às 18 horas, na Praça São Pedro, nos reuniremos para rezar para implorar a paz no mundo”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.