A experiência com o Espírito Santo marca a vida de quem se deixa alcançar por Aquele que é o Paráclito, o Consolador, o Amor de Deus. Nesse sentido, o Papa Francisco orientou em uma Audiência Geral, realizada em novembro do ano passado, como deve ser a oração ao Espírito Santo. Em suas palavras, o Pontífice destacou que a oração ao Espírito é, sobretudo, espontânea.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
“Qual é a oração do Espírito Santo”? A oração ao Espírito Santo é espontânea: ela deve vir de seu coração. Você deve pedir nos momentos de dificuldade: “Espírito Santo, vem”. A palavra-chave é esta: vem. Vem. Você deve dizê-la com sua linguagem, com as suas palavras. Vem porque estou em dificuldade, vem porque estou na escuridão, no escuro; vem porque não sei o que fazer; vem porque estou prestes a cair. Vem. Vem. É a palavra do Espírito. Invocar o Espírito. Aprendamos a invocar o Espírito Santo com mais frequência.”
O Santo Padre ainda afirmou: “Oração com frequência. Vem, Espírito Santo. Com a presença do Espírito, salvaguardemos a liberdade. Seremos livres, cristãos livres, não apegados ao passado no sentido ruim da palavra, não acorrentados a práticas. A liberdade cristã nos faz amadurecer. Esta oração nos ajudará a caminhar no Espírito, na liberdade e na alegria, porque quando o Espírito Santo vem, vem a alegria, a verdadeira alegria”.
Os dons do Espírito Santo
Toda pessoa humana ao ser batizada recebe, além da habitação de Deus na sua alma, virtudes, dons infusos, ou de santificação, e dons efusos, ou carismáticos. Os dons do Espírito Santo são muitos. Com o Batismo, o cristão nasce para a vida em Cristo, que pela intervenção do Espírito Santo o justifica e o renova em todo o seu ser, formando nele um filho de Deus.
Os dons infusos ou de santificação são instrumentos poderosos de Deus para a construção da santidade na vida de cada homem e de cada mulher, enquanto que os dons efusos ou carismáticos são instrumentos também poderosos que capacitam os servos para que sejam competentes e eficientes. Mas, para que isso aconteça, é preciso abrir-se à sua atividade, e à sua ação, tanto num caso como no outro.
Dons do Espírito Santo: Dom de Línguas
Dons do Espírito Santo: Dom de Ciência
Dons do Espírito Santo: Dom de Profecia
Dons do Espírito Santo: Dom de Sabedoria
Dons do Espírito Santo: Dom de Cura
Dons do Espírito Santo: Dom da Fé
Dons do Espírito Santo: Dom de Milagres
Dons do Espírito Santo: Dom do Discernimento
Pregação por Moysés Azevedo: O Espírito Santo nos conduz para o Alto