Igreja

Papa Francisco pede para que sejamos uma Igreja sinodal

Nesta primeira semana de outubro, o Pontífice realizou algumas audiências privadas, proferiu a catequese da semana e ainda fez memória de São Francisco de Assis, Santa Faustina e Nossa Senhora do Rosário, celebrados nessa semana.

comshalom
(Imagem/ Vatican News)

O Angelus do dia 2 de outubro foi também um apelo a Putin e a Zelenski pelo fim da guerra. Confira o texto na íntegra.

Visita dos bispos brasileiros

Na segunda-feira (3), na Biblioteca Apostólica, o Papa Francisco recebeu os bispos representantes de 11 circunscrições eclesiásticas do Estado do Rio de Janeiro. O encontro com o Santo Padre deu o pontapé inicial para as atividades da visita ad Limina Apostolorum, após a celebração junto ao Túmulo de São Pedro na Basílica Vaticana. 

Intenções do mês de outubro

Neste mesmo dia, foi divulgada a mensagem de vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de outubro, intitulada “Por uma Igreja aberta a todos”. O Santo Padre chama a atenção para o caminho sinodal que começou em 2021 e terminará em 2023. 

Após a etapa inicial em que as Igrejas particulares, as Conferências Episcopais e outras realidades eclesiais refletiram sobre o Documento Preparatório, é inaugurada a etapa continental, cuja ênfase é a escuta, o discernimento e o diálogo no âmbito regional, com base nas contribuições feitas pelas Igrejas particulares. 

Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no seu anúncio, viva cada vez mais a sinodalidade e seja um lugar de solidariedade, fraternidade e acolhimento.

Discernimento: Conhecer a si mesmo

Já na Audiência Geral da quarta-feira (05/10). O tema do encontro semanal do Pontífice com os fiéis, na Praça São Pedro, foi “Os elementos do discernimento”. Conhecer a si mesmo”.

Nos passos de Faustina e Francisco

No dia 5 de outubro, dia de Santa Faustina, o Papa Francisco saudou os poloneses presentes na catequese e pediu que todos rezassem pela paz na Ucrânia. Francisco convidou a não nos esquecer do conflito. “Através dela, Deus indicou ao mundo a buscar a salvação em sua misericórdia. Lembremos disso sobretudo hoje, pensando especialmente na guerra na Ucrânia. Como disse no último domingo no Angelus, confiamos na misericórdia de Deus, que pode mudar os corações, e na intercessão materna da Rainha da Paz”.

O Papa fez um convite aos fiéis a propósito de outro grande santo, Francisco de Assis, celebrado no dia 3 de outubro: “Que o seu exemplo de consagração a Deus, de serviço aos homens e de fraternidade com as criaturas, guie o caminho de vocês.” No habitual saudação aos jovens, aos doentes, aos idosos e aos recém-casados, o Papa exortou a “colocar-se na escola” de São Francisco, “imitando-o no amor e na contemplação do Crucificado”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pope Francis (@franciscus)

Reine a paz em toda terra 

Na rede social @franciscus, Santo Padre divulgou em diversos idiomas, uma oração de intercessão a Nossa Senhora do Rosário pela paz no mundo

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pope Francis (@franciscus)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.