No Ceará, representantes políticos enviaram um projeto que pretende conceder ao Papa Francisco o título de cidadão de Juazeiro do Norte. A proposta foi apresentada à Câmara Municipal e deve passar por apreciação na próxima semana. Se aprovado, o Santo Padre poderá ser considerado cearense.
O bispo da Diocese de Crato, dom Magnus Henrique Lopes, e o cardeal Pietro Parolin, secretário de estado do Vaticano, também estão na lista para serem homenageados pelo município cearense. Além deles, o bispo diocesano de Juazeiro do Norte também deve receber uma comenda de Mérito Legislativo pelos “esforços empreendidos […] no processo de beatificação do Padre Cícero”.
Vaticano autoriza processo de beatificação de Padre Cícero
Na manhã do dia 20 de agosto, Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese do Crato, no Ceará, anunciou a autorização dada pelo Vaticano para o processo de beatificação de Padre Cícero Romão Batista. Dom Magnus fez o comunicado aos fiéis que estavam reunidos no largo da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, no interior do Estado.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
“Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do Santo Padre, o Papa Francisco, uma carta do Dicastério para a Causa dos Santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de Servo de Deus”, disse o arcebispo.
Beatificação de Padre Cícero
Dom Magnus Henrique Lopes foi quem, inclusive, solicitou a abertura do processo de beatificação do sacerdote. Ele fez isso por meio de uma carta entregue ao Papa Francisco durante uma visita que fez ao Vaticano no mês de maio.
Leia também | Barco Papa Francisco completa três anos de atendimento médico à população ribeirinha