Igreja

Papa Francisco revela qual o grande inimigo da fé cristã

Diante das provações e da imaturidade espiritual, o Pontífice convoca os fiéis a sempre repetirem a oração: “Senhor, aumenta a minha fé!”

comshalom
FOTO: VATICAN NEWS

Após concluir a série de catequeses sobre virtudes morais, o Santo Padre iniciou o ciclo das teologais. Na manhã da última quarta-feira, 01 de maio, durante a Audiência Geral, ele falou sobre a importância de suplicar a Deus a fé.

Para o Papa, não é suficiente que os fiéis católicos sejam pessoas prudentes, justas, fortes e temperantes, se não têm “olhos que veem até no escuro”, ” um coração que ama até quando não é amado” e também não possuem “uma esperança que ousa contra toda a esperança”.

Ser cristão não consiste antes de mais em aceitar uma cultura, com os valores que a acompanham, mas ser cristão significa acolher e preservar um vínculo, um vínculo com Deus: eu e Deus“, afirmou o pontífice.

Medo: o grande inimigo da fé cristã

Durante o discurso, o Papa lembrou da cena do Evangelho que Jesus convoca os discípulos a fé (Mc 4, 35-41). Na ocasião, quando os discípulos enfrentaram uma tempestade ao atravessarem o lago, o Mestre dormia. Após acordarem o Senhor, atônicos e assustados, ele os interroga: “Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?”.

Eis, portanto, o grande inimigo da fé: não é a inteligência, não é a razão, como, infelizmente, alguns continuam a repetir obsessivamente, mas o grande inimigo da fé é o medo. Por isso, a fé é o primeiro dom a receber na vida cristã: um dom que deve ser acolhido e pedido diariamente, para que se renove em nós“, afirma. 

>> Conheça o canal do WhatsApp da Comunidade Shalom 

3 modelos de fé na história da humanidade

Diante de um dom que convoca a abandonar-se em Deus, Francisco citou três exemplos de pessoas que souberam vivê-lo na prática. Primeiro, Abrãao, conhecido como o pai na fé dos judeus. “Quando aceitou deixar a terra dos seus antepassados para se dirigir rumo à terra que Deus lhe teria indicado, provavelmente foi julgado louco: por que deixar o conhecido pelo desconhecido, o certo pelo incerto? Mas Abraão põe-se a caminho, como se visse o invisível“, comenta.

Outro modelo é de homem que acreditou mesmo quando os que estavam ao seu redor duvidavam, foi Moisés. “…aceitando a voz de Deus até quando mais do que uma dúvida o podia abalar, continuou a manter-se firme e a confiar no Senhor, e até a defender o povo a quem, pelo contrário, muitas vezes faltava a fé.”

Por fim, o terceiro exemplo citado foi Nossa Senhora, a Mulher de fé que recebeu “o anúncio do Anjo, que muitos teriam rejeitado como demasiado exigente e arriscado, responde: «Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38). E com o coração cheio de fé, com o coração repleto de confiança em Deus, Maria põe-se a caminho por uma estrada da qual não conhece nem o trajeto nem os perigos”.

Veja mais conteúdos sobre o Papa Francisco:

4 conselhos do Papa Francisco para você buscar o autodomínio

O apelo do Papa Francisco pelo respeito à dignidade das mulheres

Papa Francisco aponta a virtude da Fortaleza para derrotar a ansiedade

Eu rezo pela Assembleia Geral 

A Assembleia Geral Ordinária 2024 marca um novo tempo da vontade de Deus para a Comunidade Shalom, visto que, irá revisar as ações da Comunidade dos últimos anos e propor os novos caminhos do Carisma para os próximos cinco anos. Todos os missionários e Obra são convidados a intercederem pela AG 2024 por meio da recitação do rosário às sextas-feiras. 

Além disso, para te ajudar a entender melhor sobre esse grande Kairós na vocação, o comshalom.org apresenta a página oficial da Assembleia Geral 2024. Acesse: comshalom.org/assembleiageral e confira todas notícias, vídeos, além de retirar suas dúvidas sobre o encontro. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.