Igreja

Papa medita em catequese sobre vícios da inveja e vanglória

Mesmo enfrentando uma leve gripe que o fez cancelar alguns compromissos, o Pontífice deu continuidade a catequese sobre vícios e virtudes

comshalom
Fonte: Vatican News

Enfrentando uma leve gripe, o Papa Francisco diminuiu o número de compromissos nesta semana. No entanto, manteve-se presente na Audiência Geral de quarta-feira e avançou nas catequeses sobre vícios e virtudes, meditando nesta semana sobre a inveja e a vanglória. Também nesta semana, a Santa Sé divulgou as intenções do Pontífice para o mês de maio. Veja alguns destaques da Semana do Papa.

Inveja e vanglória

Ainda se recuperando de uma leve gripe que levou o Pontífice a cancelar alguns compromissos na última semana, Francisco esteve presente na Sala Paulo VI para a Audiência Geral da quarta-feira, 28 de fevereiro. O tema da meditação foi os vícios da inveja e da vanglória.

“O rosto do invejoso é sempre triste: o seu olhar está abaixado, parece examinar continuamente o chão, mas na realidade não vê nada, porque a mente está envolvida por pensamentos cheios de malícia. A inveja, se não for controlada, leva ao ódio pelos outros”, dizia o texto escrito por Francisco e lido pelo mons. Ciampanelli, colaborador da Secretaria de Estado. 

De acordo com Francisco, na raiz deste vício existe uma relação de ódio e amor. “Deseja-se mal ao outro, mas secretamente deseja-se ser como ele”. Ainda segundo o Papa, o vício da vanglória anda de mãos dadas com o demônio da inveja e é “típico de quem aspira ser o centro do mundo, livre para explorar tudo e todos, objeto de todo louvor e todo amor”.

“A pessoa vangloriosa não tem empatia e não percebe que existem outras pessoas no mundo além dela. As suas relações são sempre instrumentais, caracterizadas pela opressão dos outros. A sua pessoa, as suas façanhas, os seus sucessos devem ser mostrados a todos: é uma perpétua mendiga da atenção. E se, às vezes, suas qualidades não são reconhecidas, fica extremamente irritada. Os outros são injustos, não entendem, não estão à altura.”

Intenções para março

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.