Notícias

Papa pede aos jovens que sejam resposta de alegria e esperança em meio aos dramas da humanidade

O Pontífice lançou a mensagem para a JMJ deste ano com o tema “alegres na esperança”. Encontro faz parte da preparação para o Jubileu dos Jovens em 2025

comshalom

“Alegres na esperança” (Rm 12, 12). Esse foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deste ano, que será celebrada nas dioceses de todo mundo na Solenidade de Cristo Rei, dia 26 de novembro. O evento é parte do caminho de preparação para o Jubileu dos Jovens de 2025, em Roma.

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 14, a mensagem do Pontífice para o encontro dos jovens deste ano. Nela, o Papa exorta os jovens a serem resposta em meio aos dramas da sociedade atual.

>> Leia aqui a mensagem na íntegra

“À vista dos dramas da humanidade, sobretudo do sofrimento dos inocentes, também nós – como rezamos em alguns Salmos – perguntamos ao Senhor: «Porquê?» Pois bem! Uma parte da resposta de Deus, podemos sê-la nós. Criados por Ele à sua imagem e semelhança, podemos ser expressão do seu amor que faz nascer a alegria e a esperança, mesmo onde parece impossível”. 

LEIA TAMBÉM | Edições Shalom lança “Retiro de Advento 2023”, itinerário de oração para o Natal

Crescer na esperança

Meditando sobre a esperança, Francisco afirma que “a esperança cristã não é otimismo fácil nem uma panaceia para simplórios: é a certeza, radicada no amor e na fé, de que Deus nunca nos deixa sozinhos”.

Ele ensina ainda que para crescer nesta virtude, é necessário alimentá-la na oração e nas nossas opções quotidianas. “Queridos jovens, não tenhais medo de partilhar com todos a esperança e a alegria de Cristo Ressuscitado! A centelha que se acendeu em vós, conservai-a, mas ao mesmo tempo comunicai-a: dar-vos-eis conta de que ela crescerá!” 

Partilhar a graça

Com uma linguagem jovem, o Papa fez ainda uma analogia do exercício da virtude com o uso das lanternas de celulares nos grandes concertos, onde elas são movidas de acordo com o ritmo da música. “De noite, a luz faz-nos ver as coisas dum modo novo e, mesmo na escuridão, emerge uma dimensão de beleza. O mesmo se passa com a luz da esperança, que é Cristo.” O Santo Padre explica que por meio da Ressurreição de Jesus, a vida “é iluminada e vemos tudo sob uma nova luz.”

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

A mensagem de Francisco tem caráter encorajador, sobretudo quando assegura a juventude: “Não devemos fugir do mundo, mas amar o nosso tempo, no qual Deus nos colocou não sem motivo. Só se pode ser feliz partilhando a graça recebida com os irmãos e as irmãs que o Senhor nos dá dia após dia.

Confira trecho da Mensagem do Papa Francisco ao jovens sobre a esperança cristã: 

“Queridos jovens, não tenhais medo de partilhar com todos a esperança e a alegria de Cristo Ressuscitado! A centelha que se acendeu em vós, conservai-a, mas ao mesmo tempo comunicai-a: dar-vos-eis conta de que ela crescerá! A esperança cristã, não a podemos guardar para nós, como um belo sentimento, visto que se destina a todos. Aproximai-vos em particular dos vossos amigos que talvez aparentemente sorriam, mas por dentro choram, carentes de esperança. Não vos deixeis contagiar pela indiferença e pelo individualismo: permanecei abertos como canais por onde a esperança de Jesus possa fluir e difundir-se nos ambientes onde viveis. “

Ao fim de sua mensagem, o Pontífice também convidou os jovens a novamente lerem a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.