O Papa Francisco anunciou um dia de oração e jejum pela paz na próxima segunda-feira, 7 de outubro. O anúncio foi feito na Missa de abertura da segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, nesta quarta-feira, 2 de outubro. “Vamos caminhar juntos. Vamos ouvir o Senhor. E deixemo-nos guiar pela brisa do Espírito”.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
O Pontífice também disse que no dia anterior reservará um momento para interceder por esta intenção. “Para invocar da intercessão de Maria Santíssima o dom da paz, no próximo domingo irei à Basílica de Santa Maria Maior, onde rezarei o Santo Rosário e dirigirei à Virgem uma sincera súplica. Se possível, peço também a vocês, membros do Sínodo, que se unam a mim nessa ocasião.”
Abertura do Sínodo
Durante sua homilia, o Papa Francisco lembrou que o Sínodo “não é uma assembleia parlamentar, mas um lugar de escuta em comunhão”. “Trata-se, com a ajuda do Espírito Santo, de escutar e compreender as vozes, ou seja, as ideias, as expectativas, as propostas, para discernir juntos a voz de Deus que fala à Igreja”, disse.
O Pontífice reforçou que, para isso, é necessário “libertarmo-nos de tudo o que, em nós e entre nós, pode impedir à “caridade do Espírito” criar harmonia na diversidade”. Francisco também pediu aos membros do Sínodo que tenham uma postura de acolhimento para que todos se sintam livres para se expressar e sejam humilde.
“Peçamos ao Senhor que vivamos os próximos dias sob o sinal da escuta, da custódia mútua e da humildade, para ouvir a voz do Espírito, para nos sentirmos acolhidos e para acolher com amor, e para nunca perdermos de vista os olhos confiantes, inocentes e simples dos pequeninos, de quem queremos ser voz, e através de quem o Senhor continua a apelar à nossa liberdade e à nossa necessidade de conversão”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram