Na manhã a sexta-feira (09) o Papa Francisco recebeu os membros do Movimento Cristão de Trabalhadores. Francisco iniciou o discurso recordando o aniversário de 50 anos do Movimento que nasceu sob as bênçãos do Papa São Paulo VI.
“A purificação é sempre necessária” afirmou o Papa, “em todas as experiências humanas. Somos pecadores e precisamos de misericórdia como o ar que respiramos”.
“Com efeito, este não é apenas o tempo de colher frutos: é o tempo de semear novamente. Isso nos é exigido pela difícil estação que estamos vivendo… A disponibilidade à conversão, a se deixar purificar, é um sinal de coragem, de força, não de fraqueza”
Vatican News começa a publicar “YouTube Shorts”
Mais uma novidade para quem nos acompanha nas redes sociais: a partir do dia 6 de dezembro, o Vatican News começou a publicar “YouTube Shorts” em quatro línguas: português, inglês, espanhol e italiano.
Os “shorts” são vídeos de até um minuto de duração, em formato vertical, focado para usuários de smartphones. Serão publicados pelo menos quatro vídeos por semana, com conteúdo exclusivo para o YouTube.
O primeiro deles é dedicado à cerimônia de inauguração do presépio e da árvore de Natal na Praça São Pedro, acompanhado de uma reflexão do Papa Francisco.
[Acess YouTube Vatican News PT]
Papa aos seminaristas
Santo Padre recebeu, na manhã deste sábado, 10, no Vaticano, a comunidade do Seminário Conciliar de Barcelona, que tanto desejava encontrar o Papa. Na ocasião o Papa entregou o discurso que apresentamos a seguir e falou com os presentes de improviso.
No discurso aos seminaristas, Francisco fez uma breve reflexão sobre o tema da oração: a oração perseverante produz frutos: “Lembrem-se que, quando forem sacerdotes, sua primeira obrigação será ter uma vida de oração, que brota da ação de graças por este amor de predileção, que Deus lhes demonstrou ao chamá-los ao serviço sacerdotal”.
Por fim, o Papa concluiu suas reflexões com os mistérios Gloriosos, nossa ação de graças pelo sacrifício de Jesus na cruz. Após o triunfo da ressurreição, Jesus continua sua ação de graças no santuário celeste, sentado à direita do Pai, convidando-nos à esperança e à alegria, que nos garantem o Paraíso.
Papa se comove ao confiar à Virgem Maria a paz na Ucrânia
No dia solene da celebração da Imaculada Conceição da Virgem Maria, o Pontífice na oração, feita aos pés do monumento dedicado a Nossa Senhora, recordou que depois de dois anos retorna à Praça para prestar homenagem junto com o povo desta Igreja e desta Cidade. “Trazendo os agradecimentos e súplicas de todos os seus filhos, de perto e de longe”, recordou.
Ver essa foto no Instagram
Ao continuar a a oração citou que trazia a Nossa Senhora também o sorriso das crianças, que começam a saber que têm uma Mãe no Céu; a gratidão dos idosos; as preocupações das famílias; os sonhos e as ânsias dos jovens. Pedindo a Maria especialmente “pelos que foram mais afetados pela pandemia, para que lentamente recomecem a agitar e abrir suas asas e que recuperem o gosto de voar alto”. Na parte final de sua oração o Papa recordou com emoção, chegando às lágrimas, a guerra na Ucrânia:
Pela paz na Ucrânia
“Virgem Imaculada, hoje gostaria
de lhe trazer o agradecimento do povo ucraniano
pela paz que há muito tempo pedimos ao Senhor.
Ao invés, ainda devo lhe apresentar a súplica
das crianças, dos idosos
dos pais e das mães, dos jovens
daquela terra martirizada.
Mas na realidade todos nós sabemos
que estás com eles e com todos os que sofrem,
assim como estiveste ao lado da cruz do teu Filho.
Obrigado, nossa Mãe!
Olhando para ti, que és sem pecado
podemos continuar a acreditar e esperar
que o amor vença o ódio
que a verdade vença a falsidade,
que o perdão vença a ofensa,
e que a paz prevaleça sobre a guerra. Assim seja!“.
-Com informações Vatican News