Pela 101ª vez, desde o início do pontificado, Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone da Salus Populi Romani no final da 39ª Viagem Apostólica Internacional que ocorreu em Bahrein.
Obrigado por estes dias que vivemos juntos. Com ânimo repleto de gratidão abençoo a todos vós, especialmente a quantos trabalharam para esta viagem. Agradeço a Sua Majestade o Rei e às Autoridades do #Bahrein pela preciosa hospitalidade. #ViagemApostólica
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) November 6, 2022
A escultura “Abrigo”
Antes de começar a Audiência Geral desta semana, o Papa Francisco abençoou a escultura “Sheltering” (“Abrigo”, na tradução livre) que convida o mundo a cuidar dos moradores em situação de rua. Na oportunidade, estava inclusive o autor da obra, o artista figurativo Timothy Schmalz do Canadá.
A obra promove a “Campanha 13 Casas”, da Família Vicentina, que procura ajudar material e espiritualmente as pessoas que sofrem com falta de moradia no mundo todo, tanto que já construiu mais de 2 mil casas e auxiliou cerca de 8.600 pessoas em 60 nações. O movimento católico global, com mais de 2 milhões de membros, é formado por diferentes congregações religiosas, associações laicas e caritativas inspirado pela vida e obra de São Vicente de Paulo, que “juntou todos os que pôde, ricos e pobres, humildes e poderosos, utilizou todos os meios para os inspirar com o sentido do pobre – a imagem privilegiada de Cristo – e exortou-os a ajudar”.
A bênção da escultura feita pelo Papa Francisco na Praça São Pedro antecedeu o VI Dia Mundial dos Pobres, celebrado neste domingo (13).
Na ocasião o Santo Padre disse: “Eu os encorajo a continuar no caminho da fraternidade e da paz, abertos ao diálogo e ao encontro com os outros. Que Maria nos acompanhe nesse percurso e nos ajude especialmente a compartilhar nossa vida com os pobres, cujo Dia Mundial celebraremos no próximo domingo. Que Jesus o abençoe e que a Virgem Santa os proteja.”
O Dia Mundial dos Pobres celebrado neste 13 de novembro, penúltimo domingo do ano litúrgico, com o tema ‘Jesus Cristo fez-Se pobre por vós’ (cf. 2 Cor 8, 9). No Vaticano, o Papa Francisco vai presidir uma missa na Basílica de São Pedro a partir das 10h na Itália, 6h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo em português pelos canais do Vatican News.
A mensagem do Papa para o VI Dia Mundial dos Pobres foi divulgada em junho, quando voltou a condenar a guerra na Ucrânia e a insensatez com uma superpotência que pretende impor a sua vontade contra o princípio da autodeterminação dos povos, gera assim novas formas de pobreza e afeta as pessoas indefesas e frágeis. Francisco ainda fez um apelo que, “diante dos pobres, não serve retórica, mas arregaçar as mangas“, com uma advertência contra o dinheiro que não pode se tornar “um absoluto, por poder ofusca o olhar“.
O Papa ainda recorda que se descubra na vida dos santos, com a finalidade de crescer em graça e fortalecer no caminho de santidade.
Leiamos a vida dos santos, pois eles mostram de modo narrativo e compreensível o estilo de Deus na vida das pessoas não muito diferentes de nós, porque os santos eram de carne e osso, como nós. As suas ações falam às nossas, ajudando-nos a compreender o seu significado.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) November 7, 2022
Papa Emérito Bento XVI
A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI publicou em suas redes sociais a foto mais recente do papa emérito. “O Papa Emérito Bento XVI, nos últimos dias, durante um passeio vespertino nos Jardins do Vaticano”, diz a fundação em uma publicação nas redes sociais, Na foto, Bento XVI aparece acompanhado de duas freiras e do cardeal alemão Gerhard Müller, prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé.