Shalom

Papo Família no domingo de Congresso das Famílias

comshalom

O Papo Família marcou a tarde deste domingo no Congresso das Famílias, hoje os convidados trouxeram temas especiais como: Os 35 anos do Projeto Família; o Planejamento familiar (Plafam); e Educar a Inteligência e o coração dos filhos.

Cícero e Debrinha, que farão 45 anos de casados, foram os primeiros coordenadores do Projeto Família e relembraram um pouco da história do Projeto que surgiu diante da necessidade de acolher e pastorear as famílias que chegavam à Comunidade Shalom.

Contou Cícero: “Em 1989 foi suscitado no coração do Moysés o Projeto Família[…] a gente não sabia como iria ser e isso nos levava a rezar muito[…] nós temos uma gratidão imensa.”  E continuou Debrinha: “À medida que saíamos de nós para os casais nós iamos sendo moldados, formados; e nesses anos todos nós fomos lutando para sermos uma família nova. Não somente naquele tempo… essas graças se eternizam em nós! Fomos miraculados. Nós experimentamos o Senhorio de Cristo na nossa vida. Também os irmãos, os casais, nós colhíamos os frutos e víamos a santidade deles”.

Questionados sobre o segredo da perseverança, o casal respondeu: “A comunidade nos levou a enxergar verdadeiramente a felicidade que era o próprio Deus. Quando Deus escolher você, se renda. E continuou, “Todos os dias estar na presença do Senhor”.

Lupércio e Lucinha, responsáveis pelo PLAFAM (Planejamento Familiar que ensina o Método de Ovulação Billings) no Regional Nordeste, contaram um pouco desses 21 anos em que aplicam o Método em Fortaleza. Disse Lupércio:

“Ao longo dos anos, fomos construindo a nossa história. Deus foi nos configurando a Lucas 1; Santo Agostinho vai dizer que Maria antes de conceber Jesus no seu ventre concebeu no seu coração[…]. Deus nunca  duvidou e confiou a paternidade responsável pra gente. Deus é o autor da vida e nós precisamos desta experiência”. Lucinha citou ainda o Papa Francisco ao dizer que “Todos os filhos devem ser amados e desejados como vierem.”

Um outro casal que participou do Papo Família foram os coordenadores do Centro das Famílias em Fortaleza Marcos e Nilze, que tem 27 anos de casados, e partilharam sobre o acolhimento e pastoreio dos casais :

“Eu senti uma intervenção de Deus na minha vida, na minha família e nas outras famílias. Deus me dava a visualização do ostensório e dizia: ‘Eu quero que vocês tragam as famílias para a fonte que sou Eu’. Muitas graças têm acontecido por meio da Presença Eucarística. Educar nossos casais para viverem na radicalidade evangélica. Esse desejo de levar cada família a experimentar um amor que não passa. Deus nos chama para a santidade, para a santidade das nossas famílias e do mundo inteiro”. Continuou Nilze sobre o atual Centro das Famílias: “Muitos casais passaram por nós e nós tocávamos no desejo de cada um, isso calou em meu coração o retorno para coordenar o Centro das Famílias. Temos um pastoreio muito profundo, temos 3 seminários de vida fechados e 1 aberto por ano.”

O Papo Família contou também com a presença da Nayara, consagrada da Comunidade de Aliança que trabalha no Colégio Shalom. “Eu vejo os jovens que sofrem, que estão sem sentido de vida…O Espírito suscitou uma resposta para o mundo de hoje. A veia da escola é a educação, construída sobre os valores da Igreja, sobre os valores do Carisma.”, disse Nayara. Dando exemplos de alunos que dão respostas cristãs na sua vivência ordinária, falou ainda sobre a missão do Colégio Shalom de ‘Educar à luz de Deus, Educar a inteligência e o coração, educar para a santidade’. E concluiu: “Quando temos uma experiência com Deus, Deus traz uma nova proposta para mim e para a minha família… a verdadeira educação parte do encontro com Deus.

LEIA MAIS

Moysés prega sobre o tema: Famílias, recebei o Espírito de Amor

Missa com Padre Antonio Furtado conclui primeiro dia de Congresso das Famílias

70×7: o amor, o diálogo e o perdão na família

Papo Família aborda diversos temas no Congresso das Famílias 2024

Congresso das Famílias 2024 promete uma renovação espiritual


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.