O Papo Família marcou a tarde deste domingo no Congresso das Famílias, hoje os convidados trouxeram temas especiais como: Os 35 anos do Projeto Família; o Planejamento familiar (Plafam); e Educar a Inteligência e o coração dos filhos.
Cícero e Debrinha, que farão 45 anos de casados, foram os primeiros coordenadores do Projeto Família e relembraram um pouco da história do Projeto que surgiu diante da necessidade de acolher e pastorear as famílias que chegavam à Comunidade Shalom.
Contou Cícero: “Em 1989 foi suscitado no coração do Moysés o Projeto Família[…] a gente não sabia como iria ser e isso nos levava a rezar muito[…] nós temos uma gratidão imensa.” E continuou Debrinha: “À medida que saíamos de nós para os casais nós iamos sendo moldados, formados; e nesses anos todos nós fomos lutando para sermos uma família nova. Não somente naquele tempo… essas graças se eternizam em nós! Fomos miraculados. Nós experimentamos o Senhorio de Cristo na nossa vida. Também os irmãos, os casais, nós colhíamos os frutos e víamos a santidade deles”.
Questionados sobre o segredo da perseverança, o casal respondeu: “A comunidade nos levou a enxergar verdadeiramente a felicidade que era o próprio Deus. Quando Deus escolher você, se renda. E continuou, “Todos os dias estar na presença do Senhor”.
Lupércio e Lucinha, responsáveis pelo PLAFAM (Planejamento Familiar que ensina o Método de Ovulação Billings) no Regional Nordeste, contaram um pouco desses 21 anos em que aplicam o Método em Fortaleza. Disse Lupércio:
“Ao longo dos anos, fomos construindo a nossa história. Deus foi nos configurando a Lucas 1; Santo Agostinho vai dizer que Maria antes de conceber Jesus no seu ventre concebeu no seu coração[…]. Deus nunca duvidou e confiou a paternidade responsável pra gente. Deus é o autor da vida e nós precisamos desta experiência”. Lucinha citou ainda o Papa Francisco ao dizer que “Todos os filhos devem ser amados e desejados como vierem.”
Um outro casal que participou do Papo Família foram os coordenadores do Centro das Famílias em Fortaleza Marcos e Nilze, que tem 27 anos de casados, e partilharam sobre o acolhimento e pastoreio dos casais :
“Eu senti uma intervenção de Deus na minha vida, na minha família e nas outras famílias. Deus me dava a visualização do ostensório e dizia: ‘Eu quero que vocês tragam as famílias para a fonte que sou Eu’. Muitas graças têm acontecido por meio da Presença Eucarística. Educar nossos casais para viverem na radicalidade evangélica. Esse desejo de levar cada família a experimentar um amor que não passa. Deus nos chama para a santidade, para a santidade das nossas famílias e do mundo inteiro”. Continuou Nilze sobre o atual Centro das Famílias: “Muitos casais passaram por nós e nós tocávamos no desejo de cada um, isso calou em meu coração o retorno para coordenar o Centro das Famílias. Temos um pastoreio muito profundo, temos 3 seminários de vida fechados e 1 aberto por ano.”
O Papo Família contou também com a presença da Nayara, consagrada da Comunidade de Aliança que trabalha no Colégio Shalom. “Eu vejo os jovens que sofrem, que estão sem sentido de vida…O Espírito suscitou uma resposta para o mundo de hoje. A veia da escola é a educação, construída sobre os valores da Igreja, sobre os valores do Carisma.”, disse Nayara. Dando exemplos de alunos que dão respostas cristãs na sua vivência ordinária, falou ainda sobre a missão do Colégio Shalom de ‘Educar à luz de Deus, Educar a inteligência e o coração, educar para a santidade’. E concluiu: “Quando temos uma experiência com Deus, Deus traz uma nova proposta para mim e para a minha família… a verdadeira educação parte do encontro com Deus.