As terras costa-riquenhas receberam na última semana cerca de mil peregrinos da Comunidade Católica Shalom. Eles partiram de diversos países, como Alemanha, Bolívia, Brasil e Itália, para participar da Pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na América Central. Os jovens ficaram alojados em casas de famílias e se encontravam sempre para participar das atividades de cada dia. A programação foi composta por momentos de oração, adoração e evangelização. Teve até uma visita a um vulcão. Padre Douglimar Estevam partilha como foi viver esse momento junto com os jovens na Costa Rica.
De acordo com o sacerdote, a pré-jornada é uma oportunidade que a própria Jornada Mundial da Juventude (JMJ) oferece para que os jovens do mundo inteiro possam viver uma experiência de evangelização, testemunhando a alegria do Evangelho. Ele conta que isso foi possível, de modo particular, no dia em que os peregrinos saíram em procissão pelas ruas, enchendo a cidade de São José de cor e animação. Padre Douglimar explica que eles fizeram isso para convidar a população local para uma noite de louvor que seria realizada em uma das paróquias.
Jovens evangelizando jovens
O missionário destaca que foi muito belo ver a novidade do Carisma Shalom transbordar pela alegria dos jovens que cantavam e dançavam, expressando a felicidade de viver a pré-jornada na Costa Rica. Ele ainda ressalta que é por meio dos peregrinos SH que os jovens do mundo inteiro vão conhecendo a Vocação, vão sendo alcançados por Deus. Essa experiência é uma grande graça, segundo o sacerdote. Além disso, há também a comunhão entre a juventude do mundo inteiro. Mesmo falando línguas diferentes, os jovens estão unidos pela vivência da fé na Santa Missa e na Adoração, por exemplo.
Nossa Senhora dos Anjos
O coração religioso da Costa Rica é Cartago por conta do Santuário de Nossa Senhora dos Anjos. Padre Douglimar partilha que a devoção à Virgem é como a devoção que se vive no Brasil à Nossa Senhora Aparecida. A Rainha de Cartago apareceu para uma criança em uma pedra. A criança foi avisar a um sacerdote. Ele guardou a imagem. Tempos depois, Maria apareceu novamente no mesmo lugar. Começaram a perceber que se tratava de uma graça. No local em que Nossa Senhora apareceu jorra a água mais pura do País até hoje. Conhecer esse espaço sagrado marcou muito o jovem sacerdote.
Padre Douglimar segue agora para a Cidade do Panamá, junto com os jovens SH, para participar da JMJ que começa amanhã, terça-feira, 22. São esperados mais de 200 mil peregrinos no País. O Papa Francisco já se prepara para viajar para as terras panamenhas e encontrar a juventude do mundo inteiro.