O real significado da Páscoa, que neste ano finda em 11 de Maio, está muito além do dar e receber ovos de chocolate e do coelhinho, hoje anemizado, pois não cumpre mais sua missão de apontar para uma realidade ulterior a ele.
Páscoa é passagem, mudança radical, se é possível usar a linguagem da teoria da evolução, como disse Bento XVI na páscoa de 2005 é, “a maior ‘mutação’, em absoluto o salto mais decisivo para uma dimensão totalmente nova, como nunca se tinha verificado na longa história da vida”. Com a ressurreição de Cristo a morte é sepultada definitivamente e cada pessoa não precisa mais pagar algo pela própria salvação.
O médico legista e investigador criminal Frederick t. Zugibe no seu volumoso livro A Crucificação de Jesus apresenta na segunda parte de sua obra dados científicos sobre o santo sudário, pano que envolveu o corpo de Cristo no sepulcro, antes da Ressurreição e traz sua imagem estampada na trama. Segundo o especialista tal fenômeno só é possível através de uma explosão atômica como acontecida na segunda guerra onde por exemplo, a sombra de uma cerca ficou impressa no chão, imagem que pode ser verificada no museu de Hiroshima.
Essa explosão da páscoa é atualizada na vida de cada pessoa que ousa andar na contra mão deste século e se nega ter sua vida pautada pela ditadura do relativismo, hedonismo e o consumismo que se apresentam como bens em si mesmos.
A cada Páscoa, em Fortaleza, acontece algo silencioso e maravilhoso: centenas de pessoas, na sua grande maioria jovens, renovam as promessas de seguir Cristo incondicionalmente na Catedral Metropolitana, no Carisma Shalom. São pessoas comuns, estudantes, médicos, autônomos, funcionários, donas de casa, universitários, desempregados, enfim, pessoas que experimentam ‘o choque’ da ressurreição em suas vidas e permitem que uma fissão nuclear aconteça dentro de si destruindo o pecado.
São jovens como Tobias, Ivan, Thaís, Luciana, Fábio,Solange, Daniela, dentre centenas em Fortaleza que mostram o verdadeiro sentido da Páscoa: A ressurreição de Cristo que altaneira indaga: ‘Ó morte onde está a tua vitória?’.
A todos os internautas que navegam e ancoram nesse portal: Feliz Páscoa!
Vanderlúcio Souza – Missionário da Comunidade Católica Shalom
vanderluciosz@yahoo.com.br