A Comunidade Católica Shalom lançou o passo a passo para se obter indulgência plenária nesse tempo de pandemia e de como buscar a contrição perfeita. O material é baseado nos decretos da Penitenciária Apostólica, Congregação para o Culto Divino e orientação do Santo Padre, o Papa Francisco.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório a remissão das penas temporais, consequências dos pecados” (CIC, §1498). A Santa Sé concede, através de decreto, indulgência plenária aos doentes, profissionais de saúde , familiares e aos que cuidam dos enfermos de coronavírus.
Uma sincera revisão de vida
São cinco os passos, Sinal da Cruz, oração do ‘Vinde Espírito Santo’, aversão ao pecado, realização de uma obra de piedade e propósitos. Aos moribundos são apenas três passos. Tudo é explicado e detalhes no manual desenvolvido pela Comunidade Shalom.
A contrição perfeita é a orientação do Santo Padre para os fiéis que não encontram sacerdotes para ouvirem sua Confissão dos pecados neste tempo. “O fiel é animado a fazer uma revisão de vida diante de Deus e a arrepender-se profundamente dos pecados cometidos, veniais ou mortais. Em caso de pecados graves, o fiel deve unir a esse arrependimento perfeito o propósito de buscar a confissão sacramental assim que possível (é o chamado votum confessionis)”, explica texto.
Os passos descritos para a busca de uma contrição perfeita são seis, incluindo a revisão de vida. “Movido pelo amor a Deus, em silêncio, faça uma sincera revisão de vida: quais pecados graves cometi desde minha última confissão? Quais pecados veniais? Você pode, se desejar, nomeá-los a meia-voz”, ensina a orientação didática e objetiva.
Baixe agora!
Orientações para Indulgência Plenária | Orientações para Contrição Perfeita