Os Bispos da Coordenação da Terra Santa difundiram uma mensagem ao término da sua visita à Terra Santa.
Em sua mensagem, os Bispos oriundos da Europa, América do Norte e África do Sul fazem um forte apelo pela paz no Oriente Médio, dizendo: “Palestinos e israelenses têm necessidade de paz. Os colóquios passam por um momento crítico. Chegou a hora de assegurar e satisfazer às aspirações de Justiça de ambas as partes”; e pedem aos responsáveis das Instituições que “sejam líderes de esperança e não pessoas que colocam obstáculos no processo de paz”.
Por outro lado, os Bispos expressaram satisfação por verem as pequenas comunidades cristãs concentradas e comprometidas com os mais pobres entre os pobres, tanto muçulmanos como cristãos, graças à ajuda das várias instituições.
Os líderes religiosos dos diversos países concluem sua mensagem, dizendo que “Gaza é um escândalo chocante, uma injustiça que exige uma urgente solução”. Apelam aos líderes políticos “que se comprometam em melhorar a situação humanitária do povo de Gaza, para que tenha uma vida mais digna”.
Os Bispos expressam sua esperança de que a visita do Santo Padre à Terra Santa possa reforçar a esperança na região, pois estão fortemente cientes de que é possível uma paz duradoura.