O deserto quaresmal nos põe à prova, às vezes parece-nos dolorosa, mas para o homem e a mulher de fé, esta é até desejável. Só a purificação nos pode dar a certeza de nossas convicções e se elas são suficientemente fortes para aquele momento final e decisivo da nossa vida no qual escolheremos por Deus ou não.
A prova da fé hoje vemos na Rainha Ester. No momento no qual viu aproximar-se a morte, temendo o perigo da morte, não buscou soluções humanas, mas eleva seu coração ao seu Deus buscando “refugio no Senhor”. É decisivamente na hora da prova que emerge o que está no mais firme em nós. Alguns descem logo da cruz, outros buscam força “em carros e cavalos” (cf. Sl 20,7), o santo confia no Senhor e logo contemplará o milagre da Ressurreição.
O convite do Senhor hoje é deixar-se cuidar. Confiar. Por isso Jesus orienta-nos a pedir, não porque Deus precisa saber o que estamos precisando, “ele sabe do que precisamos”, mas para que demonstremos a nossa confiança, se passou pela prova, se foi purificada. Quem não aprendeu a pedir ainda não se tornou filho, portanto ainda não confia no Pai.
E qual o conteúdo do nosso pedido? Ester pede a Deus para ajudá-la a fazer o que é bom, o que é certo. Que seja sempre este o nosso pedido, pedir a Deus que nos ajude a fazer a sua Vontade, disso tenhamos certeza, “pedi e recebereis”.