Shalom

Pe. Jean: Uma nova força na missão da Argélia

Vou para ajudar como sacerdote e, também, dividir minha experiência missionária

comshalom

A casa missionária da Comunidade Shalom na Argélia, no continente Africano, se prepara para receber Padre Jean Fernandes, missionário da Comunidade Católica Shalom, que estava em missão há quatro anos no Rio de Janeiro. A missa de envio aconteceu dia 04 de março e foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

Durante a homilia Dom Orani agradeceu o trabalho de Pe. Jean junto à Igreja do Rio, através do carisma Shalom. “Agora, viverá sua nova missão em outro continente, em outro país. Estaremos aqui a rezar por ele, para que, enquanto carisma Shalom, também possa servir ao povo de Deus. Isso nos faz enxergar a disponibilidade de servir, a confiança na providência de Deus e, ao mesmo tempo, o estar sempre aberto às surpresas do Senhor. São sinais assim que temos sempre a necessidade de visibilizar, fazer ecoar em nossos corações, não só enquanto Igreja ou carisma, mas por toda a cidade”, completou

Os primeiros passos

Após o pedido da mãe, Jean, aos 16 anos, decidiu participar de um retiro promovido pela Comunidade Shalom, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. “Eu estava afastado da Igreja. Minha família é católica, mas não praticante. Nesse retiro, tive uma forte experiência com Deus e retornei à vida na Igreja, através dos grupos da comunidade, participando e servindo. Depois, senti um chamado muito forte de Deus para que eu fosse um missionário”, comentou padre Jean.

Três anos depois, aos 19 anos, Jean deixou tudo para viver a vocação. “Fiz o postulantado ainda no Nordeste. Pouco antes de minha consagração, em 2003, ingressei no seminário e estudei um ano de filosofia, isso porque a comunidade me enviou para o início de uma casa na França, onde servi como missionário e estudei filosofia e teologia”, recordou.

Depois de oito anos em terras francesas, Jean retornou ao Brasil em 2012. Em dezembro de 2013, ele foi ordenado sacerdote, em Fortaleza. Meses após a ordenação sacerdotal, no início de 2014, ele foi enviado ao Rio de Janeiro, onde atuou como coordenador apostólico durante quatro anos.

Novos passos

Em direção a novos caminhos, padre Jean comentou que uma das principais dificuldades na nova missão será o número reduzido de fiéis nos países africanos. “Estamos no continente africano desde 2006, e o trabalho acontece de maneira lenta, haja vista que 99% da população é muçulmana, apenas 0,5% é cristã. A Arquidiocese de Argel possui, apenas, 34 padres idosos. Esse foi um pedido do arcebispo local para a comunidade. Vou para ajudar como sacerdote e, também, dividir minha experiência missionária”, relatou.

Ainda segundo ele, “será um grande desafio de cultura e de linguagem, porque nunca morei num país não cristão; essa será minha primeira experiência assim. Será uma missão desafiante”.

 

Comunidade na Argélia

A Comunidade Shalom tem presença na Argélia desde 01 de novembro de 2016, onde quatro missionários realizam trabalhos junto à Diocese com estudantes de língua portuguesa. “A Igreja local percebeu a necessita de uma nova força, um novo vigor devido a carência de padres mais jovens e solicitou um sacerdote à Comunidade”, disse a responsável local da missão Geane Moura. “É muito importante para nós uma presença sacerdotal na missão.”

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Sou muito grata a Deus, por ser mãe do Padre Jean ! Que benção na minha família, e na nossas vidas! Obrigado meu Deus por tudo. A graça de ser feliz, mãe de um sacerdote. Deus abençoe sua missão meu filho!