Formação

Pense nisso em seu próximo “Amém!”

comshalom

21h coluna

“O Corpo de Cristo!”

“Amém!”

Uma vez mais, só Deus sabe que – pela enésima vez, ecoa o convite feito a Maria na Anunciação. “Aceitas ser a mãe do Salvador? Aceitas gerar em ti o Corpo de Cristo?”

“Fiat! Amém!”

“O Corpo de Cristo!”, anuncia o padre, o ministro. “Amém!”, responde o tantas vezes distraído membro do Corpo, sem saber ou pensar muito bem no que diz.

Lembro-me de quando era ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, repetia, dezenas, centenas de vezes, o anúncio: “O Corpo de Cristo”, para ouvir na maioria das vezes um “amém” meio distraído, o corpo já meio voltado para retornar ao seu lugar, como quem tem mais pressa em sair da fila do que em receber em si o Corpo.

Sinceramente, ficava meio constrangida, com vontade de parar a pessoa e perguntar: “Você sabe ao que está dizendo “amém”? Entende que está repetindo o consentimento de Maria, acolhendo em si o Corpo, o Sangue, a Alma, a Divindade de Jesus?” No entanto, não podia dizer nada, além do resignado anúncio mil vezes repetido: “O Corpo de Cristo!”

Para consolar Jesus, conversávamos sobre isso ali, na fila. Às vezes, de comum acordo com Ele, imaginava-me dando às pessoas o Menino. Colocava-o, então, em suas mãos, com imensa delicadeza, como quem entrega um recém-nascido. Percebia que alguns, mais sensíveis ou atentos, olhavam-me ora com espanto, ora com cumplicidade. Saberiam que estavam recebendo o Corpo do Menino?

Por vezes, combinava com Jesus de contemplá-lo entregando-se como o Jesus das Bem-aventuranças e, sempre sem modificar o anúncio: “O Corpo de Cristo!”, entregava aos fiéis o Pregador em sua mais bela e alta pregação. Outras vezes, contemplava-o entregando o novo mandamento: “Amai-vos como eu vos amei!”, e lá ia Ele, nas pessoas, pedindo que se amassem como Ele nos amou. Havia, ainda, espaço para o Jesus orante, o Jesus que cura, o Jesus que ri.

Com minha boca, repetia sempre: “O Corpo de Cristo! O Corpo de Cristo!”. No coração, ora entregava o Menino, ora o Pregador, ora o Mestre, ora o Crucificado, especialmente quando percebia que a pessoa estava doente ou muito triste. Certa vez, contemplei-o ressuscitado ao levá-lo a um senhor com pancreatite na UTI. O médico não permitiu que ele comungasse e ficamos ali, uns dois minutinhos, orando, com a teca contendo o Ressuscitado entre as nossas mãos. No dia seguinte, inesperadamente, o enfermo saiu da UTI e passou a uma fase de inexplicável franca recuperação.

Quando não tive mais possibilidade de ser ministro da Eucaristia, e, assim, frequentei, diariamente, o outro lado da fila, passei a me colocar quase sempre como Maria. Procurando seguir o que recomenda São Luis Grignon de Montfort para os servos de Maria que comungam, havia iniciado, com uma certa inquietação inconfessa, o exercício de receber Jesus em Maria, revestida de Maria, no Paraíso que é Maria, para que Ele fosse acolhido em lugar digno e, depois, dizer a Maria: “Trago-te o teu Filho”. Talvez como prêmio por minha fidelidade a uma recomendação que me custava compreender, Deus me foi fazendo entender o que era receber Jesus como Maria.

No início, imaginava-me como um cálice muito feio revestido de ouro para receber Jesus. O ouro era Maria. Depois, imaginava receber Jesus no seu Paraíso que é Maria com suas virtudes. Foi somente em um mês de maio – mês em que renovo minha consagração como escrava de Maria – que “compreendi” a semelhança entre o anúncio do padre ou ministro “O Corpo de Cristo!” e a Anunciação do anjo a Maria. Passei, então, a recebê-lo não revestida dela como um cálice, mas revestida – o mais possível – das intenções dela: participar inteiramente da vida de Cristo, como Ele participa inteiramente da vida dela.

A partir daí, ao estender a mão para receber o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus, estendo também minha alma, meu corpo, meu espírito, minha história e circunstâncias pessoais para acolher como Corpo Místico, o Corpo da Cabeça. Com Ele e como Ele, disponho-me a entregar-me aos outros, grão de trigo morto, fruto de trigo pisado, transformado para ser comido, gastado, por amor. Com Ele e como Ele, disponho-me a estar presente, sabendo que amor é presença em qualquer circunstância. Com Ele e como Ele, desejo dispor-me a ser esquecida, a ser alvo de indiferença, perseguição, calúnia, morte e, finalmente, ressurreição. Como Maria, acolho o Corpo e nos transformamos um no outro, para o que der e vier, para o que for preciso, para a maior glória de Deus.

Muito mais que “força” ou “alimento”, encontro, então, compromisso, parceria, unidade de vida e o profundo sentido de comunhão. Muito mais que receber, sou chamada a dar, embora receba muito mais que dou. Recebo o Menino, como Maria; o Crucificado, como Maria; o Ressuscitado, como Maria. E torno-me, assim, um muito pequenino anúncio, um muito pequenino instrumento vivo, visível presença do Corpo que me habita. Meu “Amém”, então, se torna “Fiat” e isso faz imensa diferença.
Pense nisso em seu próximo “Amém!”

 

*Artigo originalmente publicado na Revista Shalom Maná em 2013

 

Maria Emmir Oquendo Nogueira

Cofundadora da Comunidade Católica Shalom

em “Entrelinhas” da Revista Shalom Maná
TT @emmiroquendo
Facebook/ mariaemmirnogueira
Coluna da Emmir – comshalom.org


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.