Notícias

Permanecer em Jesus é permanecer no amor, na esperança e na missão

O retiro guiou os participantes para uma experiência íntima com o sacrifício redentor de Cristo, pois é a força da Sua Ressurreição que dá sentido a tudo.

comshalom

Em Teresina, o Retiro da Semana Santa foi uma verdadeira imersão no mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Com o tema “Permanecei no meu Amor”, membros da Comunidade e da Obra Shalom e de outras expressões da Igreja, se reuniram no Tribunal de Justiça do Piauí para vivenciar momentos de intensa espiritualidade.

O retiro começou na quinta-feira, com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na Catedral de Teresina. Já na sexta-feira, os participantes foram introduzidos no mistério da perseverança no Amor. É Jesus que se deixa imolar como Cordeiro, entregando-se livre e obedientemente à vontade do Pai. Por amor, Cristo nos amou até o fim. Mesmo rejeitado e traído, Jesus é o Amor que permanece nos amando. É Ele que perseverou e persevera ainda hoje em nós, nos regatando – muitas vezes de nós mesmos – nos redimindo e nos salvando.

Permanecer na Esperança

No sábado, dia dedicado à Santíssima Virgem Maria, voltamos nosso olhar para a Esperança. Agora é em Maria, aquela que permaneceu fiel às promessas de Deus, a quem nosso coração se inclina. Nela, que jamais duvidou, podemos nos espelhar, podemos imitar, seguros de que – pela Mãe da Esperança – chegaremos ao Único que tem o poder de cumprir todas as promessas que faz.

Ainda no sábado à noite, durante a Vigília Pascal celebrada na Catedral pelo Arcebispo de Teresina, Dom Juarez, os participantes uniram-se à toda a Igreja para proclamar a maior alegria do nosso coração, que Jesus está vivo: “Cristo Ressuscitou, aleluia! Sim, verdadeiramente ressuscitou. Aleluia!”

Nada em nossa vida é em vão

No Domingo Pascal, com grande fervor, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, foi quem ministrou a pregação do dia, transmitida ao vivo de Fortaleza-CE. Compartilhando testemunhos emocionantes de membros da Obra e da Comunidade Shalom que já realizaram sua páscoa, ele recordou a vida ofertada da jovem Patricya Menezes, oriunda da missão Teresina. Conheça esse belo testemunho aqui.

Em um dos momentos mais fortes, falando às famílias e consagrados da Comunidade, Moysés recordou que nada com Cristo é em vão. Nenhum desafio, problema, situação ou circunstância. A força da Ressurreição de Jesus dá sentido a tudo.

“Nada na sua vida foi em vão. Nada é vão e nada será vão se você unir-se à força da Ressurreição de Cristo. Mãe, não são vãs as dores que você tem pelos seus filhos. Pai, não é vã a dor que você tem pelos seus filhos, numa situação ou noutra, numa circunstância ou noutra. Esposo e esposa, não são vãos os desafios que vocês vivem, a labuta, o relacionamento matrimonial. Consagrado que ofertou sua vida, que está no caminho da Comunidade de Aliança, não é vã a sua oferta. Comunidade de vida, você que deixou tudo, e se doou, e se entregou, e vive os seus momentos de crise, e às vezes não sabe mais para onde ir, não é vão tudo isso que você vive.”

Confira a matéria completa da pregação do Moysés Azevedo.

Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio

Tendo experimentado o júbilo da vitória do Amor sobre a morte, chegou a hora de sermos enviados. Jesus ressuscitou, nos dá Sua vida, pelo Seu Espírito recebemos Seus dons. É chegada a hora de partir em missão. Neste domingo da Ressurreição, todos somos chamados a ficar com Jesus, e com Ele perseverar na caridade, na esperança e na evangelização, pois isso sim é permanecer n’Ele.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Shalom Teresina (@shalomteresina)

Todo o retiro guiou os participantes para uma experiência íntima com o sacrifício redentor de Cristo. Fraternidade, louvor, orações, pregações, a Via-Sacra, a novena da Divina Misericórdia, a Celebração da Paixão, a Vigília Pascal, cada momento foi voltado à contemplação do amor divino manifesto na Cruz.

Wesley Pacheco teve sua vida espiritual profundamente tocada. “Viver este retiro foi um mergulho nas profundezas do mistério da Paixão de Nosso Senhor. Uma oportunidade de sentir o coração constrangido pelo imenso amor que Ele tem por nós. Sem dúvida, foram dias de uma comunhão íntima com o Ressuscitado que passou pela Cruz, que nos impulsiona para missão”.

Deixai vir a mim os pequeninos

Durante o retiro, as crianças também tiveram a oportunidade de vivenciar momentos únicos de encontro com Deus, adaptados às suas idades e necessidades. A programação especial para as crianças foi pensada com todo carinho, levando em consideração a importância de oferecer atividades que fossem ao encontro de suas experiências e compreensão.

Desde atividades lúdicas até momentos de louvor e adoração, cada detalhe foi planejado para proporcionar às crianças uma vivência significativa da Semana Santa. Os pequenos foram conduzidos por uma jornada de aprendizado e diversão, permeada pela mensagem central da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.