De acordo a pesquisa Hábitos Mobile 2022 divulgada recentemente, mais da metade dos brasileiros (56%) não fica longe do celular por mais de uma hora. O estudo foi realizado em novembro com dois mil brasileiros maiores de 18 anos. Contudo, um estudo de 2020 mostrou que o número era maior: 79% das pessoas não conseguiam ficar sem o aparelho por mais de 60 minutos. O resultado deste ano mostrou ainda que 89% colocaram o acesso às redes sociais no topo das atividades mais realizadas com o celular e que apenas 48% utilizam a função “telefone”.
Entre os aplicativos mais acessados, estão as redes sociais. Elas são, de longe, campeãs quando o assunto são as atividades mais realizadas com o aparelho celular. 89% dos brasileiros utilizam o telefone para se conectar nas redes sociais. Contudo, por outro lado, o consumo de produtos e o mercado financeiro também ganharam seus espaços: 62% utilizam aplicativos de bancos; 45% compram e pedem delivery (comida ou mercado); 41% fazem compras para si mesmos (como roupas e acessórios); 33% compram itens para casa (eletro/eletrônicos).
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A pesquisa identificou que 49% checam seus e-mails. Já os mapas e a meteorologia em tempo real são ferramentas muito usadas por 43%. Há ainda uma tendência para a substituição do cartão bancário pelo telefone. Em 2022, 27% já fazem seus pagamentos em lojas por meio de Wallet Virtual, apenas encostando o celular autorizado nas máquinas. Outra informação interessante é que 55% da população não utiliza mais câmeras fotográficas, agora só faz fotos e vídeos com seus aparelhos celulares.
Leia também | Especialista explica como fazer a organização financeira à luz da fé