O Projeto Juventude para Jesus celebra hoje 27 anos de fundação e prossegue com uma grande missão: levar os jovens a descobrir a beleza e a alegria de ser inteiramente de Deus
Em 1989, o Senhor consolidava a ação evangelizadora da Comunidade Católica Shalom no meio dos jovens – nosso primeiro e perene chamado – com a fundação do Projeto Juventude para Jesus. No domingo, dia 21 de maio daquele ano, no ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza (CE), cerca de 5 mil jovens reuniram-se durante uma tarde de louvor intitulada “Juventude para Jesus”. Sob as bênçãos do então arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, D. Aloísio Lorscheider, que esteve presente ao evento, e sob a coordenação, na época, de um jovem missionário da Comunidade de Vida, Carmadélio Sousa, é fundado o primeiro Projeto que o Senhor, pela sua graça e misericórdia, confiou à nossa Comunidade.
Após a fundação do PJJ, como também é conhecido, os primeiros trabalhos de organização estrutural e material começaram por meio de uma campanha para a montagem de uma casa, onde funcionaria o Projeto e de onde se organizariam as suas atividades e primeiros trabalhos pastorais, que não demorariam a começar. De 23 e 24 de setembro de 1989, foi promovido o I Congresso de Jovens Shalom. Mais tarde, de 18 a 23 de julho de 1989, aconteceu o I Acampamento de Jovens (Acamp’s), resultado da expansão do Projeto em seu apostolado formativo e evangelizador.
Evangelizar com ousadia e criatividade
O Projeto Juventude para Jesus é uma estrutura pastoral que surgiu para se dedicar exclusivamente a expressão jovem da Comunidade Shalom. Seu objetivo principal é evangelizá-los e formá-los com ousadia e criatividade à luz do carisma. Nasceu como resposta ao crescimento da Obra Shalom e inspirado nos Estatutos da Comunidade, que pedem zelo e dedicação aos jovens. “Nascida no meio dos jovens, a Comunidade tenha para com eles amor e dedicação especiais. Sem descuidar das demais dimensões do apostolado, dedique especial carinho ao acolhimento e apostolado da juventude”, dizem os nossos Estatutos.
Os números mostram que o Projeto cresceu, em dimensão e graça. Atualmente, cerca de 5 mil jovens são atingidos no Acamp’s, realizado em diversas cidades do país e mesmo no exterior. Aproximadamente 8 mil participam do Congresso de Jovens Shalom e milhares são acompanhados nos grupos de oração. Sem falar na participação nas Jornadas Mundiais da Juventude. Na última, em 2013, no Rio de Janeiro, a Comunidade esteve presente com aproximadamente 6 mil jovens peregrinos do mundo inteiro.
Existem muitos jovens sedentos de amor que caminham sem rumo em nossa sociedade, por isso, o PJJ não para de escrever essa história. Afinal, a vocação Shalom nasceu, em primeiro lugar, para evangelizar a juventude de uma maneira nova: nos métodos, no ardor e na expressão.
Ronaldo Pereira
“Meu maior desejo é dar a vida pelos jovens!”
A Comunidade Shalom nasceu do “sim” de um jovem, Moysés Azevedo, a Deus, e o Céu da Comunidade também foi inaugurado por um. Os jovens Shalom não são vistos apenas como simples sonhadores, mas são eles os protagonistas da evangelização e de um mundo novo, baseado na vivência do Evangelho.
Ronaldo Pereira foi um jovem consagrado a Deus na Comunidade de Vida. Durante vários anos, foi coordenador do Projeto Juventude para Jesus, onde soube ofertar, de forma incondicional, a sua vida pelos jovens.
No dia 17 de fevereiro de 1995, voltando de uma missão da Comunidade em Natal (RN), junto com o fundador Moysés Azevedo e mais alguns irmãos, Ronaldo sofreu um acidente de carro e veio a falecer.
.: Acesse: Museu Virtual Ronaldo Pereira
A páscoa do nosso irmão Ronaldo fez jorrar dentro da Comunidade Shalom a graça do amor humano, da paternidade e maternidade espiritual, uma maior devoção a Nossa Senhora, em particular sob o título de Porta do Céu, dentre outras graças. Firmou-se a convicção da missão Shalom no Céu. Em sua homenagem, a data de aniversário do Projeto Juventude passou a ser celebrada no dia 17 de maio.
.: Leia também:
“Para Deus, a vida tem valor quando é perdida em favor de alguém”
Acamp’s
Existem muitas maneiras de apresentar Deus aos jovens. Na Comunidade Shalom, muitos experimentam o seu amor em meio ao lazer, brincadeiras, shows, momentos de fraternidade, Adoração, louvor, Missa e confissão. Barracas, lanternas, mochila nas costas, muita disposição para aventura, um final de semana com os amigos também fazem parte da nossa forma de falar de Deus. Parece estranho? Mas é assim que acontece no Acampamento de Jovens Shalom (Acamp’s) em diversas cidades do Brasil e já em alguns países da América Latina e da Europa.
Tudo começou em 1990, em Fortaleza (CE). Promovido pelo Projeto Juventude para Jesus, o evento é multiforme: reúne atividades de esporte e lazer, cursos formativos, Seminário de Vida no Espírito Santo, Celebração Eucarística e noites de fraternidade. Na capital cearense, o evento ocorre nos meses de janeiro e julho, na fazenda Guarany, em Pacajus, região metropolitana.
O Acamp’s é um meio de atrair os jovens, de maneira criativa e eficaz, para o conhecimento do amor de Deus. Após esta experiência, todos são convidados a percorrer o “Caminho da Paz” da Comunidade, por meio de grupos de oração do Projeto Juventude para Jesus.
Não faltam testemunhos daqueles que, atraídos para alguns dias de lazer e diversão, tiveram suas vidas transformadas. Conheça histórias reais de jovens que experimentaram esse Amor que tudo renova e transforma!
CJS
A capital federal será sede da próxima edição do Congresso de Jovens Shalom (CJS), de 23 a 25 de setembro de 2016. O objetivo é levar o jovem a crescer na experiência com Deus, através dos direcionamentos dados pela igreja, que tem com frequência, convidado a se tornarem novos discípulos e missionários de Jesus Cristo, autênticas testemunhas da esperança e da verdadeira alegria. O CJS dispõe de uma programação diferenciada, marcado por momentos de oração, adoração, celebrações eucarísticas, shows, artes e momentos de interação e convivência entre os jovens.
Desde 2007, os temas do CJS são pautados pelas temáticas que o Papa define para a Jornada Mundial da Juventude de cada ano. Essa relação deu muito certo. A Comunidade Shalom passou a colher grandes frutos na unidade com o pensamento do Santo Padre e com o que a Igreja expressa. Neste ano, o CJS de Brasília terá como tema “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5).
.: Leia também: A primazia dos jovens na Vocação Shalom
Gratidão
Hoje o sentimento de gratidão reina no coração de cada membro da Obra e da Comunidade Católica Shalom. Graças ao cuidado de Deus e do “sim” dado por tantos jovens, incontáveis almas puderam experimentar da verdadeira alegria e paz que é conhecer Jesus Cristo. Que Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira do PJJ, possa interceder para que não falte ânimo, coragem, disposição, para evangelizar mais jovens.
Padre Célio Lourenço / Jussara Marques / Mayara Raulino
Edição: Emanuele Sales