Costumamos confundir a liberdade com fazer o que quiser, na hora que quiser, do jeito que quiser, “doa em quem doer” como uma criança que busca se saciar o tempo todo. Porém, na verdade, isto é a ditatura da própria vontade, é uma desculpa para não ter que entrar na difícil e necessária escola do autodomínio.
“A castidade implica uma aprendizagem do domínio de si, que é uma pedagogia da liberdade humana. A alternativa é clara: ou o homem comanda as suas paixões e alcança a paz, ou se deixa dominar por elas e torna-se infeliz.” (CIC 2339).
Quem ama de verdade o outro, aprende a ouvir, a calar, a falar olhando nos olhos do outro, não se baseia apenas no corpo ou na atração física, não age com violência, não tem medo de mostrar as fraquezas ou de perder a afeição do outro. O namoro não existe para uma pessoa ser amada por primeiro, mas para amar e por consequência, receber o amor do outro.
E é por isso que a vivência da castidade é tão importante, pois ela protege a integridade da pessoa e integralidade na doação. Tudo que torna o homem infeliz, a Igreja chama de pecado, não para tolher o ser humano, muitíssimo pelo contrário, pois a castidade não corta as asas, mas dá a capacidade de voar de verdade!
Escute esse Podcast que é um testemunho de um casal feliz que fez e faz a feliz escolha de viver a castidade!
Você sabe qual é o valor do corpo humano, segundo São João Paulo II? Afinal, qual o valor deste dom que nos foi dado gratuitamente pelo Criador?
No Curso Teologia do Corpo – A força do amor humano, você irá aprofundar e atualizar, no contexto cultural em que vivemos, o mistério e a beleza da sexualidade humana, como força de amor que conduz à liberdade e à realização total de si.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Sobre o Instituto Parresia
Siga o perfil no Instagram
Conheça a nossa Plataforma de Cursos Online no Site
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org