Mundo

Por que Deus não me surpreende?

comshalom

Emmir.17.1

Prepare-se para as surpresas de Deus!”, diz o papa Francisco. Quem de nós não tomou conhecimento dessa surpresa do papa batendo mais uma vez na tecla do relacionamento com Deus?

                Que coisa mais irada, legal, joia, bárbara, supimpa – dependendo de sua geração – o fato de Deus nos amar tanto e estar tão presente em nossa vida que capriche em nos surpreender!

“Deus, aquele lá do céu, carrancudo, exigente, brigão, me fazer surpresa, a mim??? Ora, vamos combinar: o cara não está nem aí para mim, quanto mais me fazer surpresas como um amigo no dia do aniversário!!! Um namorado apaixonado!!! Nem pensar!”

Um dos meus filhos era especialista em encontrar presentes escondidos e em estragar surpresas que lhe preparávamos nos aniversários. Quando a data se aproximava ele, com toda a classe e discrição, ligava as antenas, juntava as informações, analisava os dados e… plaft! acertava na mosca! Não havia esconderijo de presente que lhe resistisse, código que não decifrasse, festa surpresa que lhe fosse oculta, exceto com raríssimas exceções, quando a vitória era minha. Mais que a surpresa em si, sua alegria era mostrar que “já sabia” do que lhe iríamos oferecer.

Sua atitude me ensinou o que ocorre com relação às surpresas de Deus. Para que aconteçam, é preciso esperançá-las[1], ou seja, esperá-las avidamente com certeza de que chegarão e ligar as antenas do coração e inteligência para identificá-las e curti-las.

Nesse caso, é necessário, também, esvaziar as mãos. Meu filho não teria como cascaviar os possíveis esconderijos com as mãos ocupadas, teria?

Para entender melhor, podemos recorrer a Moysés Azevedo nos diz o seguinte: “Quando as coisas estão em nossas mãos, dificilmente temos novidades, surpresas de Deus. Se estão nas mãos de Deus, Ele nos surpreende e abre portas novas.”

Era o que eu fazia para tentar surpreender meu filho curioso: tentava tirar informações das mãos dele para conseguir surpreendê-lo. Fazia de tudo para inventar esconderijos novos, para driblar seu controle. É verdade que raramente isso acontecia, mas quando ocorria de conseguir escapar ao seu domínio curioso, que grande alegria para todos, especialmente para ele! A surpresa havia sido, finalmente, surpreendente!

“Por que será que Deus não me surpreende?”, você pode se perguntar. Bem, ou você se esforça por ter o controle de sua vida de forma demasiadamente ciosa, sem deixar espaço para Deus – como meu filho por vezes conseguia fazer conosco – ou precisa confiar mais plenamente no amor paterno e gratuito dele por você, incondicionalmente.

Deus não é previsível, pois não se deixa vencer em amor e generosidade, nem ser ultrapassado na criatividade de quem ama. Além disso, como nada para ele é impossível, é capaz de criar, inventar, imaginar saídas que nem de longe passariam em nossa cabeça.

Certa vez, na confissão, coloquei para o padre uma situação desesperadora. Como se dissesse a coisa mais óbvia do mundo, alertou-me: “Você está preocupada demais com essa situação. Na verdade, não pode fazer nada para alterá-la. Você só tem a perder se ficar tentando resolver o que não depende de você. Deixe essa situação nas mãos de Deus e espere que ele lhe surpreenda com a solução.” E acrescentou o mais difícil: “Esta é sua penitência: entregue esse problema, que você não pode solucionar, nas mãos de Deus. Tire-o de suas mãos. Esvazie suas mãos. E aguarde a solução surpreendente de Deus.”

“Impossível! Não consigo! Nem sei como fazer!”, pensei… mas só até a hora da missa, quando cantaram:

God will make a way, where there seems to be no way. He works in ways we cannot see, he will make a way for me (https://www.youtube.com/watch?v=1zo3fJYtS-o)

Deus abrirá uma via onde não parece haver. Ele age de maneiras que não podemos ver, ele criará uma via para mim.

Era sinal claro de Deus! Fiz todo o possível para colocar o impossível nas mãos dele e, algum tempo depois, dito e feito! Ele surpreendeu-me abrindo uma via jamais imaginada por mim nem em meus mais lindos sonhos.

Abra suas mãos, deixe cair o controle, confie em seu Pai, dê espaço interior e exterior para as surpresas de Deus, peça-lhe com simplicidade, esperance! Prepare-se para as surpresas de Deus!

[1] Sobre o verbo esperançar, leia a coluna do dia 13/02

 

Maria Emmir Oquendo Nogueira

TT @emmiroquendo

FB facebook.com\mariaemmirnogueira

Coluna da Emmir comshalom.org

Entrelinhas – Revista mensal Shalom Maná, ed. Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Eu precisava muito ler estas palavras, porque muitas vezes, me perguntava, porque Deus não me fazia uma surpreza, dentro daquilo que eu estava precisando, especialmente para minha filha Déborah, que no momento está
    em retiro, digo reciclage . Vou colocar agora nas tuas mãos meu Deus querido.Desde o dia que ela entrou, o meu marido e eu oferecendo 15 missas para a graça que ela está precisando.

  2. Eu estou passando por uma situação desesperadora por causa de uma enfermidade, estou esperando o resultado de uma biópsia, que Deus me de forças para entregar tudo nas mãos dele está sendo muito difícil, mas eu espero a supresa de Deus na minha vida. Jesus eu confio em vós.