Formação

Por que existem espaços sagrados?

Ao criar cada homem, Deus sempre deixa em seu coração uma necessidade vital de comunicação com Ele. Na linguagem cristã, podemos traduzir tal necessidade como o desejo fundamental pela oração. Parafraseando o salmista, toda alma tem sede de Deus (cf. Sl 62). 

comshalom

É verdade que podemos rezar em qualquer lugar que possua o mínimo de condições para a oração, lugares como um quarto silencioso ou mesmo em meio à natureza, como em uma praia deserta ou em uma casa na serra. São Francisco, por exemplo, gostava de se retirar de vez em quando para as montanhas de Assis, Itália, para estar a sós com Deus. Todavia, até lá os frades erguiam eremitérios, como se fossem pequenos lembretes de que o que se deveria buscar ali não era uma mera solidão ou um silêncio vazio, mas a presença do Eterno.

Desse modo, para favorecer seu encontro pessoal ou comunitário com o Senhor, o homem constrói espaços sagrados. E isso se dá em todas as religiões. Sejam templos, mesquitas, sinagogas, capelas, grutas, igrejas, santuários, enfim, cada religião possui um tipo de espaço favorável para “estar mais perto de Deus”, ou seja, um local que estimula o diálogo com o Divino, que diminui as distrações humanas e no qual se evidencia ainda mais a Sua presença santa.

Espaços sagrados

Como exemplo, recordo agora da capela do Santíssimo Sacramento da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Lá, circundando o portal que separa o espaço do “Santo dos Santos” do restante da nave central da igreja, estão os dizeres de Ap 21,3: “Eis aqui a morada de Deus entre os homens.” Todas as vezes que entro naquele espaço sagrado, por vezes de modo tão disperso, e me deparo com tais palavras, sinto como um impacto e imediatamente me recordo: “Meu Deus, Tu estás aqui.” A partir de então, sinto como se imediatamente o dom da piedade estivesse sendo revigorado em mim, causando o desejo instantâneo de entrar naquela capela e me ajoelhar por alguns instantes, adorando ao Deus Altíssimo ali presente no sacrário. Basicamente, é essa a função de um espaço sagrado: nos recordar que Deus está perto, em nosso meio, acessível e aguardando ansiosamente pela nossa presença e pela nossa adoração. 

Assim, podemos dizer, por exemplo, que rezar em uma capela silenciosa, ornamentada de modo equilibrado, com uma iluminação adequada, temperatura agradável e, o mais importante, diante do Santíssimo Sacramento, favorece muito mais a oração do que rezar no próprio quarto, sentado no chão ou na cama. 

Leia também| Jantar Beneficente retorna à Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz

E para explorar um pouco mais esse assunto, vamos iniciar uma série de matérias a respeito dos espaços sagrados, esses locais privilegiados de oração e encontro com Deus, para que possamos compreender a sua origem, a sua importância para o culto e como podem favorecer a nossa vida de oração e também para que, sabendo de tudo isso, possamos aproveitar melhor os momentos em que nos dispusermos a estar nesses locais santos, nos quais o Senhor se manifesta e o nosso coração se abre para escutar a Sua voz.

Você pode ajudar a construir um Espaço Sagrado, contribuindo na construção da Igreja do Ressucistado que passou pela Cruz. Saiba como:

Serviço

Jantar Beneficente
Quando: 29 de novembro às 19h com a Santa Missa
Local: Igreja do Ressuscitado, Aquiraz – CE
Contato: (85) 99268-0930 – Gleyse

Convites*
Individual – R$300

Duas pessoas – R$500
*Os convites dão direito a buffet completo e bebidas (água, suco e refrigerante)
Clique e adquira seu convite


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.