Shalom

Por que o mês de outubro é tão importante para o carisma Shalom?

Para a Comunidade Shalom, outubro é mês de festa pela celebração de tantos “amigos no Céu” e pelo forte apelo a partir em missão.

comshalom
FOTO: COMSHALOM

O céu está em festa e a vocação Shalom também! O mês de outubro é conhecido por ser o mês do Rosário e das missões. Assim é importante para a Igreja e também muito especial para a Comunidade Shalom, pois são alguns dos santos celebrados neste mês exercem influência sobre nosso carisma. 

A seguir, confira os Santos celebrados neste mês e sua importância dentro da história da Comunidade Católica Shalom:

01/10 – Santa Teresinha do Menino Jesus:

A Comunidade apresenta Santa Teresinha do Menino Jesus como um modelo e intercessora fiel na desafiante missão de evangelização da juventude. (ECCSh Preâmbulo)

Famosa por ser a padroeira das missões sem nunca ter saído do Carmelo, Santa Teresinha é carinhosamente chamada como intercessora da Juventude Shalom. É uma das santas mais jovens consideradas Doutoras da Igreja, fez sua páscoa com apenas 24 anos. 

Com sua pequena via, Teresinha é exemplo de amor esponsal a Jesus Cristo, humildade e vida fraterna. 

Modelo para os jovens e para os que desejam alcançar a simplicidade de coração, Santa Teresinha interceda por nós, para que, em tudo, tenhamos desejos tão elevados quanto os dela e o amor e confiança em Deus para que, abandonados em Suas Mãos, O deixemos realizá-los”, Moysés Azevedo em “A Ciência da Cruz” de Frei Patrício Sciadini).

04/10 – São Francisco de Assis:

Como o Senhor deu a Francisco um coração amante e despojado assim também Ele no-lo quer dar. (Escritos Amor Esponsal art. 12)

Deste modo, São Francisco é apresentado como modelo de amor esponsal e santidade. Considerado baluarte da vocação Shalom, sua história interferiu decisivamente nos primeiros passos para a Comunidade.

Visto que, o fundador, Moysés Louro de Azevedo Filho, foi atraído pela radicalidade evangélica do jovem italiano após ter contato com a vida do santo por meio do filme “S. Francisco” e da leitura do livro “Irmão de Assis” de Frei Inácio Larranágua. Através deles, colheu “preciosos ensinamentos sobre como viver a pobreza e a fraternidade por amor a Deus”.

A história do jovem Francisco, que abandonou tudo para viver a radicalidade do Evangelho, me impressionou de tal forma que assisti ao mesmo filme várias vezes na mesma semana. Cada vez que assistia, sentia Deus falar ao meu coração”, contou Moysés Azevedo. 

E foi assim, escutando o brado “O Amor não é Amado” que o fundador explica que “nossos corações se abriram ao Espírito Santo que começou a trabalhar em nossas almas e levá-las ao cerne da nossa vocação: o amor esponsal a Jesus Cristo”.

Conheça a história de amizade de Moysés Azevedo e São Francisco de Assis: 

 

12/10 – Beato Carlo Acutis

De calça jeans, praticante de esportes e super antenado com as tecnologias de seu tempo, Carlo Acutis é a prova de que a santidade é possível para os jovens do século XXI. 

Apesar de não ter tido influência nos primeiros anos da Comunidade, em sua vida encontramos vários aspectos também presentes na vocação Shalom. A evangelização oportuna e inoportunamente, nos meios digitais e nos ambientes seculares que ele frequentava é um deles. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Livraria Shalom ⚡️41 anos (@livrariashalom)

O louvor tão marcante na identidade Shalom também é muito característico deste beato, já que ele falava de sua páscoa como muita serenidade e desejo pelo céu. 

Além disso, a  vida de Carlo foi marcada pela busca da intimidade com Deus, vida sacramental, serviço aos pobres e obediência à Igreja, é um exemplo do chamado à santidade que os jovens Shalom também recebem.

As Edições Shalom, por meio de sua Livraria, apresentam o livro: Carlo Acutis e os jovens Shalom. Adquira o seu aqui

15/10 – Santa Teresa D’Avila

“…o Senhor nos dá um caminho a seguir: o de Santa Teresa D’Ávila. O caminho de oração, de intimidade com o seu Senhor, de união íntima com o Amado é caminho também para nossas almas”,  (Escritos Amor Esponsal, art. 12)

Os escritos de Santa Teresa d’ Ávila também são muito caros à Comunidade Shalom, especialmente pelo seu modo de oração: pessoal, diária, contemplativa, parada com Deus. (AE 17).

Junto a Francisco de Assis, Teresa D’Ávila também é considerada coluna da vocação Shalom, ou seja baluarte, padroeira, intercessora do céu pelos que são chamados ao Carisma de paz. . 

 Na Comunidade, a espiritualidade do Amor Esponsal será fomentada pelo estudo da vida e dos escritos de São Francisco de Assis e Santa Teresa D’Avila, buscando através deles vivenciar, dentro de nossa vocação, o amor que ardia em seus corações. (Escritos Amor Esponsal 14)

>> Saiba como levar o Shalom para sua cidade

22/10 – São João Paulo 2

Muitos acreditam que a Comunidade Shalom nasceu de uma lanchonete, mas a verdade é que tudo começou, dois anos antes de sua inauguração, aos pés de um sucessor de Pedro.

Durante a primeira visita ao Brasil do Papa João Paulo 2 que ele participou da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). 

Um jovem de apenas 20 anos foi escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider: esse jovem foi Moysés Azevedo. A missão era: durante um ofertório na Santa Missa entregar um presente ao papa em nome dos jovens da Arquidiocese. 

Mas o que dar para o Santo Padre? Moysés rezou pedindo a Deus para oferecer um presente digno. Então, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens. 

Exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.

Esse encontro marcou definitivamente a vida do Moysés Azevedo e de toda a comunidade. 

Também neste mês de outubro se celebram as datas marianas:  Nossa Senhora do Rosário(07/10) e festa de Nossa Senhora Conceição Aparecida – padroeira do Brasil (12/10). E ainda dos santos: Santa Faustina (05/10), São Lucas Evangelista (18/10).

Apelo Missionário

Além de ser motivo de festa pela celebração de tantos “amigos no Céu”, outubro também é marcado pelo apelo da Comunidade para seus membros partirem em missão para onde “ a Igreja e a humanidade precisarem de nós”.

O Espírito missionário (cf. Mc 16,15-20) é constitutivo do nosso carisma. (Estatutos CCSh, Da Natureza e da Finalidade art.7)

Atualmente, o Carisma Shalom está presente em mais de 30 países no mundo, através da oferta dos missionários que são enviados ao atendimento do convite e/ou consentimento do Bispo Diocesano, também por meio de pessoas que tendo uma experiência pessoal com Deus, através do carisma Shalom, desejam levar essa experiência para suas cidades, e se dispõem a ser pontes para levar esse carisma de paz.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.