Igreja

Por que rezar com os Salmos?

Em mais um discurso da Catequese sobre o Espírito Santo, o Papa Francisco orienta como os fiéis devem rezar.

comshalom
FOTO: COMSHALOM

Quem nunca recorreu ao Salmo 90 (91) ou Salmo 22(23) diante de um momento de prova de fé? Neste livro tão utilizado pelos cristãos, se encontram cerca de 150 orações.

Foi ele que o Papa Francisco recomendou aos fiéis na audiência da última quarta-feira, 19, para crescerem na intimidade com Deus. Na ocasião, o pontífice aprofundou o tema: o Espírito ensina a noiva a orar. Os salmos: sinfonia de oração na Bíblia.

“O que mais nos recomenda a aceitação dos salmos é que eles constituíram a oração de Jesus, de Maria, dos Apóstolos e de todas as gerações cristãs que nos precederam.”

Mais que recitar um salmo, que foi feito no “passado”, o Papa recomenda que ele se torne  “oração”.

O Santo Padre orienta que “devemos tornar-nos nós mesmos “autores” dos salmos, fazendo-os nossos e rezando com eles”. De forma prática, ele ensina que os fiéis devem recitar quantas vezes forem necessárias no dia, os versículos que lhe falarem ao coração.

Além disso, eles se enquadram em diversas circunstâncias que se possa estar passando.

Diversamente de todas as outras preces, os salmos não perdem a eficácia por causa da repetição, aliás, aumentam-na. Porquê? Porque são inspirados por Deus e “exalam” Deus cada vez que alguém os lê com fé”, garante o pontífice.

Prece de louvor

Para o Papa, os salmos ajudam os católicos a não trazer nos lábios somente pedidos a Deus, mas a se relacionar com Ele, como um pai.

“Os salmos ajudam-nos a abrir-nos a uma prece menos centrada em nós mesmos: uma oração de louvor, de bênção, de ação de graças; e ajudam-nos também a tornar-nos voz de toda a criação, envolvendo-a no nosso louvor.”

Para ajudar você a bem rezar com a liturgia do dia, o Shalom Music lança semanalmente no seu canal do YouTube o salmo cantado de cada domingo.

Ouça e reze com o Salmo deste domingo, entoado por Thais Nara:


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.