Institucional

Porta aberta e espelho, duas faces para o comshalom.org

comshalom

IMG_5905Ao passar diante de um dos escritórios da sede da Comunidade Católica Shalom, em Aquiraz (CE), a estudante rondoniense Daniele Carvalho rememora o início da série de acontecimentos que a motivaram a descobrir sua verdadeira vocação. “Aqui começou a minha vida”, afirma diante da porta da Assessoria Vocacional. Mas antes de atravessar essa entrada, foi o portal comshalom.org que lhe deu passagem e livre acesso a notícias sobre a Comunidade e a Igreja, além de material de formação humana e espiritual.

“Temos o portal como a porta da nossa casa, a revelar o Carisma Shalom. Quem entra por esse portal, entra em nossa casa e se sente também em casa.

Eis o mistério: essa experiência desperta a identidade de se encontrar no lar, no Carisma, alcançado”, afirma o seminarista da Comunidade de Vida Shalom, Gustavo José Mendes Pinto. Neste ano, ele coordenou o ingresso no grupo vocacional de Daniele e de mais 59 jovens residentes em cidades onde não há missão da Comunidade Shalom.

Dessa forma, o comshalom.org também oferece ao internauta uma experiência de identificação. “É uma porta aberta na casa e um espelho também, em que a pessoa se vê e se identifica”, completa Gustavo.

Daniele entrou no site três vezes antes de acessar a página do vocacional e ali encontrar as respostas que pedia a Deus desde o ano passado, quando intensificaram-se os questionamentos sobre sentido de vida e missão pessoal. Essa inquietação resultava de uma dedicação especial à oração, que a estudante buscou fomentar na participação em grupos carismáticos na Arquidiocese de Rondônia e na leitura da Palavra de Deus.

Ela conheceu o Shalom através de amigos que lhe emprestavam CDs de artistas da Comunidade. “Comecei a me interessar pelas formações espirituais que a Comunidade oferece no site e passei a rezar segundo o método da lectio divina com o livro Enchei-vos. O portal foi minha fonte de comunhão com o Carisma por muito tempo”, conta.

Em casa

De sexta-feira, 16, até o dia 25 de agosto, Daniele viveu concretamente aquilo ao qual se sente chamada: a vocação Shalom na Comunidade de Vida. Na Diaconia, sede do Shalom, localizada em Aquiraz, ela ficou hospedada no apartamento “Santa Teresinha”, onde moram sete missionárias com quem partilhou as manhãs de oração e de trabalho doméstico, as tardes de apostolado e as noites de convivência fraterna.

Santa Teresinha do Menino Jesus é a padroeira universal das missões católicas. Daniele atribui à intercessão da santa a decisão de enviar o e-mail candidatando-se para participar do Vocacional à distância.

“Sou feliz, sou Shalom. Deus tem se expressado através de cada pessoa. Percebo que somos verdadeiramente uma família, unidas pelo mesmo amor esponsal a Jesus Cristo”, afirma.

Em Rondônia, os pais deram-lhe “a bênção” para participar da experiência.

IMG_5904

Vocacional à Distância

“O desejo que Daniele tinha de conhecer o Carisma nos impulsionava a expor qual era a realidade do acompanhamento vocacional à distância, a sua importância, como deve ser trilhado o caminho. O Vocacional à Distância não é algo novo. Ele sempre existiu em vista das vocações que não poderíamos alcançar de outra forma, porque não estaríamos presentes: esse era o vocacional por carta”, explica Gustavo.

Quem reside em cidades onde não há missão do Shalom e deseja conhecer melhor a Comunidade, trilhando um caminho de discernimento da vontade de Deus, poderá participar do Vocacional à Distância. Os candidatos devem corresponder aos seguintes pré-requisitos: ter no máximo 32 anos, solteiro, ter tido experiência com o amor de Deus e participar há mais de dois anos de grupo de oração. As formações são realizadas através de vídeo e e-mail. Mensalmente, o vocacionado é orientado por um membro da Comunidade de Vida Shalom.

Os interessados em discernir seu chamado vocacional com a Comunidade Shalom devem enviar email para vocacionaladistancia@comshalom.org.

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.