A antiga galeria de arte da Câmara Municipal de Abrantes, em Portugal, apresenta até 28 de fevereiro uma exposição que dá a conhecer a história de sete locais de culto dedicados a Nossa Senhora existentes na região.
O site da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, de que faz parte do Arciprestado de Abrantes (Distrito de Santarém), realça que a devoção mariana “moldou profundamente a geografia espiritual das gentes da região do Alto Ribatejo”.
“São sinal deste culto e profundo amor à Virgem Maria as capelas e ermidas dedicadas à Mãe de Deus que ao longo dos tempos atraíram multidões de devotos”, refere a nota diocesana.
A exposição, intitulada ‘Rota das 7 Irmãs’, é promovida pela paróquia de São Sebastião de Mouriscas e dá a conhecer, com o recurso a diversos painéis, um conjunto de monumentos que se estende de Abrantes até ao Concelho do Sardoal.
O projeto é dedicado as capelas de Nossa Senhora da Guia, da Senhora dos Matos, de Nossa Senhora da Lapa, de Nossa Senhora da Graça, de Nossa Senhora da Luz, à Ermida de Nossa Senhora das Necessidades e ao Santuário de Nossa Senhora do Tojo.
Através de uma parceria com a Signinum, entidade ligada à gestão do património cultural, está também à disposição do público um guia especializado sobre esta temática.
A obra “desafia as pessoas a tomarem consciência, não só de sete pequenos templos de grande valor patrimonial, como também de todas as lendas, histórias e tradições a elas associadas”, destaca a Signinum, num comunicado difundido através das redes sociais.
Quem quiser poderá visitar a mostra entre as 14h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira – qualquer outro período, seja de manhã ou durante o fim-de-semana, deverá ser solicitado junto dos serviços da Câmara Municipal de Abrantes.
Os contactos podem ser feitos através do posto de turismo de Abrantes – 241 362 555 e turismo@cm-abrantes.pt, ou da divisão de cultura e turismo – 241 330 132 e cultura@cm-abrantes.pt.
Fonte: Ecclesia