“Precisa-se de torneiro hidráulico, urgente”, informava a placa amarelada com caracteres em negrito, posto de modo visível à porta de entrada da lavanderia. Revelou-me o vigia daquela empresa que o funcionário que cobria esta função estava de aviso prévio. Logo, era imprescindível a contratação de outra pessoa.
Qual não foi minha surpresa quando ao rezar com a Palavra de Deus deparei-me com Paulo escrevendo aos Romanos, “temos dons que diferem segundo a graça que nos foi concedida. Alguém tem o dom de serviço? Que sirva. Outro o de ensinar? Que ensine. Aquele que exerce a misericórdia faça-o com alegria”.
Assim como a função de torneiro hidráulico é indispensável para aquela lavanderia, de um modo ainda mais necessário são úteis para servir à humanidade, os evangelizadores. Estes por sua vez, cada um com os dons recebidos de Deus para cumprir bem a missão que lhes foi confiada.
Todo batizado é um evangelizador. Pelo batismo recebeu o Dom do Espírito e tudo o mais necessário para edificação da Igreja. Esta missão, evangelizar, não é função de alguns, é dever de todo batizado.
A Igreja conclama todos a não esquivarem-se de seu chamado de anunciar, a partir de sua experiência pessoal com Jesus Cristo o Reino de Deus e formar discípulos através de uma evangelização desenvolvida de modo orgânico e maduro que passe pelo kerigma, primeiro anúncio, Koynonia, experiência forte de comunhão e Diakonia, o serviço.
O campo de trabalho é vasto. As dimensões de tal área perdem-se às nossas vistas. Contudo, se cada um assumir seu papel de evangelizador está prestes a explodir no mundo a revolução do amor, o que desbancará qualquer pessimista de plantão que, joeira a todos os ventos como sentinela da incredulidade que, o mundo não tem mais jeito.
Por isso não podemos mais perder tempo. Vejamos cada pessoa por quem passamos ou convivemos durante o dia como uma pessoa necessitada que parecesse trazer de modo visível dependurado em si uma placa amarelada com caracteres em negrito com os dizeres, “preciso de um evangelizador, urgente”.
Vanderlúcio Souza – Missionário da Comunidade Católica Shalom
vanderluciosz@yahoo.com.br