Durante a pandemia do novo coronavírus no ano passado, a princesa Sofia, da Varmlândia, na Suécia, trabalhou como voluntária no hospital Sophiahemmet, na capital Estocolmo. Em abril de 2020, ela anunciou a conclusão de um curso de medicina “com especialização em saúde, assistência e enfermagem” na Universidade Sophiahemmet. Em outubro, Sofia começou a ajudar no combate à Covid-19. Esse momento marcante na vida da jovem princesa foi registrado em um documentário produzido pelo canal SVT.
“Agora estou alocada em um dos departamentos de atendimento do hospital, onde, juntamente com outros colegas recém-formados, apoio e dispenso o pessoal de atendimento em várias tarefas, incluindo assistência ao paciente e limpeza”, publicou em seu Instagram no período em que estava atuando no hospital.
Na produção audiovisual, Sofia aparece limpando leitos, trocando roupas de cama, servindo refeições para pacientes e atendendo telefonemas. A função da princesa era, basicamente, atuar na desinfecção de ambientes e materiais hospitalares. No dia a dia, as roupas de realeza foram trocadas por trajes de enfermeira.
Ver essa foto no Instagram
Diagnosticada com Covid-19
Em novembro do ano passado, Sofia e o príncipe Carl Philip testaram positivo para o novo coronavírus. A possibilidade da princesa ter contraído o vírus dentro do hospital em que fazia caridade não foi descartada. Atualmente, a figura real já está recuperada, cuidando do novo herdeiro da família que nasceu recentemente.
Participe do Projeto Amigo dos Pobres
O Projeto Shalom Amigo dos Pobres, da Comunidade Católica Shalom, surgiu para atender à população em situação de rua e vulnerabilidade social durante a pandemia em 2020. Com o tempo, a nossa amizade cresceu e o projeto se tornou uma ação de evangelização permanente no Brasil e no mundo.