Bento XVI, GRATIDÃO!
Por ocasião da Páscoa definitiva do nosso querido Papa Emérito Bento XVI, queremos dar graças a Deus pelo grande dom de sua vida dedicada à Igreja.
Bento XVI, cujo lema foi “Cooperadores da Verdade” exerceu incansavelmente seu pontificado como um Mestre da Fé, conforme ele mesmo definiu na homilia que precedeu sua eleição ao Papado:
“Adulta” não é uma fé que segue as ondas da moda e a última novidade; adulta e madura é uma fé profundamente radicada na amizade com Cristo. É esta amizade que nos abre a tudo o que é bom e nos dá o critério para discernir entre verdadeiro e falso, entre engano e verdade. Devemos amadurecer esta fé, para esta fé devemos guiar o rebanho de Cristo.
Bento XVI, homem de espiritualidade profunda, centrada em Cristo e em Seu mistério, que a tudo dá sentido, redime e santifica.
Um dos mais brilhantes teólogos dos últimos tempos, que com uma inteligência iluminada pela Fé soube penetrar de forma aguda e profunda no mistério de Cristo e, ao mesmo tempo, soube transmiti-lo de forma simples e compreensível ao homem do nosso tempo.
Sua humildade, nobreza e gentileza, como nos lembra nosso querido Papa Francisco, ressalta de forma impactante a riqueza de sua personalidade.
Como Comunidade Shalom, somos profundamente gratos ao Papa Bento XVI. No seu Pontificado tivemos o Reconhecimento Pontifício da Comunidade Católica Shalom e dos seus Estatutos. Tivemos também a oportunidade de colaborar em algumas ocasiões e serviços, de forma ainda mais próxima, ao Ministério Petrino.
Bendito seja Deus por tão grande dom dado à Igreja do nosso tempo.
Hoje devolvemos às mãos do Pai este dom recebido. Que, do céu, ele interceda por todos nós, fazendo parte daquele cortejo que ele mesmo definiu na homilia de início do seu ministério Petrino, referindo-se à Páscoa do seu antecessor, São João Paulo II:
Quem crê, nunca está sozinho nem na vida nem na morte. Naquele momento pudemos invocar os santos de todos os séculos, os seus amigos, os seus irmãos na fé, sabendo que teriam estado no cortejo vivo que o teria acompanhado no além, até à glória de Deus.
Pelas mãos de Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, este humilde operário da vinha do Senhor, possa ouvir da boca do Seu Senhor a quem nesta vida amou até o fim: Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com o teu Senhor! (Mt 2,25)
Amém!
Moysés Azevedo
Fundador da Comunidade Católica Shalom